Confira a importância de um bom pizzaiolo em seu empreendimento

Valores como ética, iniciativa, bom humor, simpatia, carisma, espírito de liderança e autocontrole são essenciais

A figura mais importante da pizzaria é o pizzaiolo, o profissional responsável pela elaboração dos produtos, por conduzir as etapas na área de produção e por viabilizar o atendimento aos clientes de forma satisfatória.

Hoje em dia, dada a grande competitividade do mercado, observamos que as empresas buscam encontrar colaboradores que possuam não apenas conhecimentos técnicos avançados mas que reúnam características essenciais para exercerem suas profissões. Nesse sentido, valores como: ética; iniciativa; bom humor; simpatia; carisma; espírito de liderança; autocontrole; perseverança; e criatividade, no sentido de buscar inovações e conhecimentos, são essenciais.

Todos esses pontos fundamentais para uma postura profissional adequada podem ser avaliados, na prática, pelo comportamento que o pizzaiolo terá ao exercer o seu trabalho.

Tipos de massas A massa para as pizzas poderá ser de três tipos: massa pobre, rica e exótica.

Massa pobre: é a mais utilizada nas pizzarias, é mais crocante e não leva ingredientes enriquecedores, como açúcar, leite, ovos, entre outros. Por isso, ela é considerada uma massa mais light.

Massa rica: é feita com menos água que a pobre, leva ingredientes enriquecedores.

Massas exóticas: são elaboradas visando uma alimentação ainda mais saudável, apresentam maior valor nutricional e um visual diferenciado. A base é a massa pobre, com a adição de algum ingrediente especial como: farinha integral, massa de soja e de vegetais.

Antes de iniciar o preparo das massas e dos produtos, é preciso apresentar uma informação muito importante: as quantidades dos ingredientes utilizados na elaboração da massa, seja ela básica ou não, são obtidas como um percentual da quantidade de farinha de trigo a ser utilizada.

Em outras palavras, Wilson Ferreira, coordenador do Curso Treinamento de Pizzaiolo, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que, primeiro, devemos determinar a quantidade de farinha a ser utilizada e, em função disso, podemos calcular a quantidade dos demais ingredientes, respeitando o percentual de cada um.

Equipe de Redação 17-11-2011 Pizzas
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.