Curso de fabricação de bolos e biscoitos

Para se obter bolos e biscoitos de qualidade, com baixo custo, as etapas de processamento devem ser rigorosamente controladas

Produção de bolos e biscoitos

A fabricação de bolos e biscoitos é uma atividade desenvolvida por muitas famílias mineiras. Elas descobriram que, além de atender às necessidades de consumo, essa atividade constitui uma importante alternativa de renda e valoriza a cultura e as tradições locais. Se verificarmos as receitas e suas origens, notaremos que cada região tem os seus produtos mais característicos.

Para a produção de biscoitos caseiros, os cuidados de higiene devem ser rigorosamente seguidos, estendendo-se às pessoas que fabricam o produto, instalações, equipamentos, matéria-prima e embalagens utilizadas.

O tipo, a qualidade e a proporção dos ingredientes são fatores determinantes da qualidade dos produtos fabricados. Outros pontos importantes também devem ser observados, tais como: a temperatura dos ingredientes durante o preparo, a ordem e métodos de misturá-los, a temperatura do forno e o período de tempo para assar.

Na produção de biscoitos e bolos, as etapas de processamento devem ser rigorosamente controladas, para se obter alimentos de qualidade com baixo custo. A qualidade de um produto está relacionada com o sabor, a textura, a aparência e outros fatores que dependem das interações entre vários ingredientes e condições de processamento.

O curso “Como Produzir Bolos e Biscoitos”, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, apresenta algumas tecnologias de fabricação de biscoitos e bolos, seguindo procedimentos básicos que garantem a qualidade dos alimentos elaborados. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da professora Maria da Graça Lima Bragança, economista doméstica, coordenadora do projeto Bem-Estar Social do departamento técnico da EMATER-MG.

http://www.youtube.com/watch?v=Hqg1Pcy1niI

Marconi Vieira 23-11-2010 Receita Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.