Pamonha doce é prato típico de festas caipiras

Receita pode ser preparada com queijo, coco ralado ou creme de leite

Processamento de Milho Verde: receita de pamonha doce   Artigos CPT


A pamonha é um dos quitutes mais procurados nas festas juninas e julinas, a pamonha alcança boa demanda no mercado durante todo o ano. Mas é preciso que ela seja preparada com todo carinho e cuidado para se tornar um quitute de qualidade e de boa aceitação. Quer aprender uma receita de dar água na boca? bora lá então!

Receita de pamonha doce


Passo 1:

Para a elaboração da receita de pamonha doce, com rendimento de 50 unidades, serão necessários os seguintes ingredientes:
10 kg de massa de milho verde (aproximadamente 80 a 100 espigas de milho),
2,5 kg de açúcar cristal,
1,25 litros de óleo,
1 kg de queijo fresco e
75 g de sal.

Passo 2:

Para o preparo, corte as extremidades de todas as espigas. Depois, selecione e reserve palhas para embalá-las, preferindo as mais externas, que são maiores. É importante aferventá-las por mais ou menos três minutos, para amolecê-las.

Passo 3:

O próximo passo é retirar o cabelo do milho aderido aos grãos e, então, ralar as espigas. Passe a massa na peneira para tirar a fibra grossa e pesá-la. Enquanto isso, coloque água para ferver, em quantidade suficiente para cozinhar, posteriormente, as pamonhas.

Passo 4:

Em seguida, acrescente o óleo, o açúcar, o sal e mexa bem até que a massa esteja no ponto. Quando estiver pronta, coloque-a nas palhas, usando seis folhas para cada pamonha. Fatie o queijo e insira-o no centro da massa. Amarre firmemente com as tiras de palha, cordão, ou com gomas. Por fim, coloque as pamonhas na água fervente e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos.

A massa de milho preparada deve ser cozida o mais rápido possível. O tempo máximo que ela pode ficar esperando é de 2 horas e meia, que é quando se inicia o processo de fermentação, alterando a qualidade do produto.

No curso Processamento de Milho Verde, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, a professora Marli Cambraia dá uma dica interessante, "a fibra grossa ou bagaço que sobra, após passar a massa na peneira, pode ser aproveitada para fazer mingau ou para preparar pães e bolos".

Neste curso, a professora Marli ainda diz que "no lugar do queijo, podem ser usados outros recheios, como coco fresco ralado e creme de leite, acrescentando duas colheres de sopa por pamonha".

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre processamento de milho verde:


Processamento de Milho Verde: mingau de milho verde
Processamento de Milho Verde: pipoca
Processamento de Milho Verde: derivados do milho verde, fubá, fubá mimoso e semolina
Processamento de Milho Verde: milho transgênico
Processamento de Milho Verde: o milho
Processamento de Milho Verde: milho branco
Processamento de Milho Verde: características do milho verde

Conheça os Cursos CPT da área Indústria Caseira, entre eles o de Processamento de Milho Verde.
Por Equipe CPT de Redação. 

Marconi Vieira 20-07-2011 Receita Caseira
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.