Receitas variadas com tomate

O processamento do tomate aproveita os baixos preços do fruto na época da safra e aumenta a renda do produtor

Curso de processamento de tomate

O processamento caseiro do tomate é uma maneira de aproveitar o excedente da produção e os frutos que não deram classificação para o mercado. Além disso, permite aproveitar os baixos preços na época da safra e aumentar a renda extra, com a venda dos produtos processados.

Para o sucesso na comercialização, os produtos devem ter excelente qualidade. E isso vai depender da matéria-prima empregada, ou seja, o produto que será transformado em outro por meio do processamento. Para calcular o custo de produção, é necessário fazer um levantamento dos ingredientes utilizados na formulação. Aqueles que são provenientes da propriedade devem ser lançados com o preço pago ao produtor e aquelas que são adquiridas no comércio, com o preço do mercado.

Além de depender diretamente da matéria-prima, a qualidade final do produto também varia de acordo com a tecnologia de processamento, higiene do preparo, e embalagens utilizadas.

Existem algumas etapas que se repetem no processamento da maioria dos produtos elaborados com tomate. Essas são: a recepção e pesagem dos frutos; a seleção da matéria-prima; a limpeza e sanificação das hortaliças; o preparo do produto; a embalagem; o tratamento térmico e a rotulagem. Cada uma delas deve ser efetuada com muito capricho, para que no fim, o resultado seja um produto de alta qualidade.

O curso "Processamento de Tomate", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, foi elaborado para oferecer informações precisas sobre as diversas formas de processamento do tomate, desde os molhos mais tradicionais até inusitados doces, visando sempre a obtenção de produtos de qualidade. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo de Maria da Graça Lima Bragança, economista doméstica, coordenadora técnica do projeto Bem-Estar Social do departamento técnico da EMATER-MG.

http://www.youtube.com/watch?v=5Uf98siLFJs

Marconi Vieira 18-11-2010 Receita Caseira
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.