Faça creme de milho e agregue valor à sua produção

Dentre os produtos obtidos a partir do milho, o creme é destaque, pois agrada a maioria das pessoas

Processamento de Milho Verde

O milho verde pode ser usado em diversas receitas típicas e está presente na maioria das regiões do país. A espiga inteira, grelhada ou cozida, também é muito apreciada, principalmente quando acompanhada por manteiga ou margarina. Esses produtos agradam a quase todas as pessoas e, hoje, tornaram-se uma alternativa para complementar a renda familiar, por meio de sua comercialização.

Para o produtor rural, que tradicionalmente planta o milho, o processamento é uma forma de agregar valor à sua produção. Hoje, com o emprego da irrigação, o milho verde pode ser produzido durante todo o ano e permite o processamento ininterrupto, o que é uma grande vantagem para conquistar o mercado. Dentre os produtos obtidos a partir do milho,   o creme de milho é destaque, pois agarada a maioria das pessoas.

Os ingredientes necessários para elaborar essa receita são: oito espigas de milho verde, dois tabletes de caldo de galinha, cinco xícaras de chá de água, duas colheres de sopa de manteiga e leite. Esse material será suficiente para preparar de seis a oito porções.

Para elaborar a receita, corte os grãos do milho bem rente às espigas. Bata-os no liquidificador, juntamente com as quatro xícaras de água. Depois, passe a massa por uma peneira fina e despeje o líquido obtido em uma panela.

Acrescente as duas colheres de manteiga e misture. Raspe os tabletes de caldo de galinha e adicione aos ingredientes. Deixe ferver por cerca de 20 minutos, em fogo médio, mexendo sempre para não agarrar. De acordo com a nutricionista Marli Cambraia, coordenadora do curso Processamento de Milho Verde, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “se o creme ficar grosso, acrescente um pouco de leite, até que fique com a consistência adequada”.

No momento de servir, pode-se acrescentar couve picada e aferventada, cebolinha e salsinha picadinha. Como acompanhamento, podem ser servidos quadradinhos de pão torrado ou linguiça picada em pedaços.

http://www.youtube.com/watch?v=wkKDpTHJV9w

Marconi Vieira 22-07-2011 Receita Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.