Dicas para uma alimentação saudável

Pratos ricos em alimentos variados melhoram a manutenção e absorção dos nutrientes pelo organismo

Nos dias de hoje, a alimentação ocupa um lugar de destaque na determinação da qualidade de vida das pessoas. Deixou de ser simplesmente uma necessidade orgânica para se tornar uma necessidade social.

Quando você for comprar um produto alimentício, é importante estar atento a todas as suas características para que não haja dúvidas de que, após o preparo, você estará consumindo um alimento saudável, nutritivo e seguro.

Antes de serem ingeridos, eles devem passar por processos que os tornem aproveitáveis pelo organismo, sem causar qualquer transtorno à saúde por causa do manuseio inadequado. As fontes de contaminação podem ser variadas, como água, solo, condições de higiene precárias, tanto do local de armazenamento como dos manipuladores de alimentos.

Os problemas de saúde causados pela dieta alimentar podem não estar associados ao que se come, mas à forma de preparo. Além das boas práticas higiênicas para evitar contaminação, existem outros fatores que devem ser observados com o objetivo de diminuir as perdas nutricionais dos alimentos.

A alimentação saudável e balanceada tem três qualidades essenciais: variedade, moderação e equilíbrio. Ela deve conter alimentos variados em quantidade e qualidade para obter melhor manutenção e absorção dos nutrientes no organismo.

Céphora Maria Sabarense, coordenadora do Curso Alimentação Saudável, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que "o valor nutritivo dos alimentos depende de muitos fatores. Um deles é a época da estação ou da safra (de frutas e vegetais). O cheiro, a cor e a textura dos alimentos também vão influenciar o valor nutritivo. Tudo isso deve ser observado na hora da escolha e da compra".

Confira também como você pode aprender a manipular os alimentos corretamente.

Equipe de Redação 08-12-2011 Segurança Alimentar
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.