Alimentação Saudável - grupos de alimentos

O bom funcionamento do corpo está ligado diretamente à qualidade dos alimentos que ingerimos, ou seja, cada função do corpo humano tem uma relação com os constituintes dos alimentos que são os chamados nutrientes.

Conheça a variação dos nutrientes distribuídas em cada grupo de alimentos

  Com moderação, qualquer alimento pode encaixar-se em um padrão que provê boa saúde

O bom funcionamento do corpo está ligado diretamente à qualidade dos alimentos que ingerimos, ou seja, cada função do corpo humano tem uma relação com os constituintes dos alimentos que são os chamados nutrientes.

Os alimentos contendo os nutrientes indispensáveis são denominados "alimentos básicos", ou fundamentais, e se dividem em grupos segundo a sua composição e função. Os representantes de cada um desses alimentos devem constar obrigatoriamente no regime alimentar diário, pois, juntos, eles garantem ao organismo todos os nutrientes necessários.

A variação dos nutrientes e sua distribuição na natureza ocorre com sua distribuição em cinco grupos:

1º grupo: representado pelo leite e derivados, com exceção da manteiga e da nata; são os alimentos ricos em proteínas, cálcio, magnésio e vitaminas B2.

2º grupo: a carne, as aves, os peixes, os embutidos, os miúdos, os ovos e as leguminosas secas fazem parte do grupo dos alimentos ricos em proteínas, ferro, zinco e vitaminas B, B2 e B3.

3º grupo: no grupo das frutas e hortaliças, encontram-se as vitaminas, os sais minerais, a água e a fibra, que atuam no organismo regulando as suas funções.

4º grupo: no grupo dos amidos, estão os cereais, as massas, os feculentos, o mel e os pães.

5º grupo: as gorduras animais e vegetais formam o quinto grupo que, juntamente com o amido e os açúcares, fornecem a energia para o organismo.

Para manter-se saudável, é preciso consumir uma variedade de alimentos dentro dos grupos.

Porções:

O grupo dos carboidratos representa de 6 a 11 porções/dia; O grupo das verduras e dos legumes representa de 3 a 5 porções/dia; O grupo das frutas representa de 2 a 4 porções/dia; O grupo das leguminosas representa 1 porção/dia; O grupo das carnes representa 2 a 3 porções/dia; O grupo dos leites e derivados representa de 2 a 3 porções/dia; O grupo dos óleos, gorduras e doces devem ser usados com moderação.

Céphora Maria Sabarense, nutricionista e coordenadora do Curso Alimentação Saudável, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que com moderação, qualquer alimento pode encaixar-se em um padrão que provê boa saúde; porém, é preciso fazer o equilíbrio entre os alimentos a serem consumidos. A melhor maneira é se guiar pela pirâmide da boa alimentação, a qual possui todos os alimentos básicos.

Equipe de Redação 10-07-2013 Segurança Alimentar
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.