Saiba como inserir hábitos saudáveis no seu dia a dia

A ideia de “dieta” é sempre vista como sinônimo de sacrifícios, privações, limitação da liberdade e de desejos. Na verdade, para muitas pessoas, começar uma dieta pode significar mudar completamente o estilo de vida. Por exemplo, uma pessoa obesa que usa uma série de medicamentos para o controle da

7 passos para mudar o seu estilo de vida

 

A não realização de uma atividade deve causar o sentimento de que você deixou de fazer algo importante no seu dia.

A ideia de "dieta" é sempre vista como sinônimo de sacrifícios, privações, limitação da liberdade e de desejos. Na verdade, para muitas pessoas, começar uma dieta pode significar mudar completamente o estilo de vida.

Por exemplo, uma pessoa obesa que usa uma série de medicamentos para o controle da hipertensão, colesterol alto e diabetes não tem uma ideia clara de que a perda de peso pode melhorar muitas destas condições e que o número de medicamentos pode até diminuir.

Mudar conceitos e hábitos é difícil e exige muita força de vontade e disciplina. Uma alimentação regulada e a prática de exercícios físicos são fundamentais para que um novo estilo de vida seja implantado. 

Portanto, uma série de medidas listadas a seguir são necessárias para que as mudanças no estilo de vida entrem no nosso dia a dia sem sofrimento e sentimento de obrigação:

Passo 1: o 1º passo é admitir que você necessita mudar a sua condição atual, caso seu estilo de vida esteja trazendo repercussões sobre a sua saúde e bem estar.

Passo 2: trace um plano com objetivos reais a serem atingidos. Esta fase requer, muitas vezes, a participação ativa de muitos profissionais tais como: nutricionistas, professores de educação física, etc.

Passo 3: não espere resultados mágicos, imediatos e duradouros. Entenda que muitas mudanças que podem ter acontecido com você não vieram de um dia para o outro.

Passo 4: incorpore as mudanças como parte da rotina. Todas as novas medidas serão tão importantes quanto se vestir, se alimentar e dormir. A não realização de uma atividade deve causar o sentimento de que você deixou de fazer algo importante no seu dia.

Passo 5: crie situações e associações que remetem e facilitam as mudanças no estilo de vida. Lembrete na porta da geladeira, trocar o elevador pelas escadas sempre que possível, levar o cachorro pra passear, ir a padaria ou outros locais próximos a pé são pequenas atividades que podem ser incorporadas ao seu cotidiano.

Passo 6:entenda que dieta não significa passar fome; comer com pouco sal não é comer "comida de hospital" e que fazer atividade física não é disputar maratona. Incorpore alimentos mais nutritivos, saudáveis e faça um programa de atividade física orientado para a sua real condição.

Passo 7: envolva seus familiares nesta empreitada. Cumplicidade, apoio e participação são importantes. 

Saiba como manter uma alimentação saudável, acessando o Curso Alimentação Saudável, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.



Equipe de Redação 31-10-2013 Segurança Alimentar
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.