Como preparar doces para diabéticos

Conhecer bem a doença e a forma de preveni-la é a melhor maneira de evitar problemas graves

Doces e receitas para diabéticos

Diabetes é uma doença associada a fatores hereditários, mas pode ser precipitada ou agravada por maus hábitos, como sedentarismo, estresse e pela ingestão de dietas inadequadas. A  importância de se conhecer a doença e a forma de preveni-la é essencial, uma vez que a descoberta precoce e a conscientização do paciente mudam o curso da mesma.

A ingestão de uma dieta adequada, a prática de exercícios físicos e o uso correto dos medicamentos prescritos podem conter sua evolução. O diabético, assim como toda pessoa sadia, deve ingerir uma dieta equilibrada, isto é, que forneça todos os nutrientes suficientes para proporcionar o bom funcionamento do organismo. É importante ressaltar que essa educação alimentar deve ser capaz de manter o peso corporal adequado e o nível de glicose sanguínea, o mais próximo possível, do normal.

A elaboração de receitas saborosas para diabéticos é um desafio. Isso porque existe a necessidade de desenvolver preparações que se assemelhem, ao máximo, àquelas utilizadas por pessoas não diabéticas, de forma a transformar a dieta o mais próximo possível dos hábitos alimentares desenvolvidos ao longo da vida. Outro fator muito importante a ser levado em consideração é o de possibilitar a participação dos diabéticos em atividades sociais, tais como aniversários, casamentos, bodas, jantares e outros. Essa importância é ainda maior para as crianças e adolescentes diabéticos, uma vez que a atração pelo sabor doce é muito natural no ser humano como um todo, mas em especial na infância e juventude.

O curso "Doces e Receitas para Diabéticos", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta diversas receitas tradicionais que foram adaptadas para serem utilizadas em dietas especiais. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo de Maria Cristina B. Bittencourt, economista doméstica, da UFV, Valéria M. V. Queiroz, mestre em nutrição e química de alimentos, e Rita de Cássia G. Alfenas, mestre em microbiologia do departamento de nutrição e saúde, da UFV.

http://www.youtube.com/watch?v=tUPS9GNm0xo

Marconi Vieira 12-04-2010

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.