Pragas urbanas: saiba quais são e como preveni-las no verão

Pragas urbanas

Pragas urbanas são insetos e pequenos animais, que se proliferam desordenadamente no ambiente das cidades, oferecendo risco à saúde humana. Os principais exemplos são: baratas, moscas, pernilongos, formigas, escorpiões, morcegos, ratos, pombos, caramujos, entre outros.

As pragas urbanas são muito resistentes e se adaptam bem nos mais diversos ambientes. As cidades tornam-se os principais habitats para essas espécies, pois oferecem condições, como umidade, alimentação e terrenos baldios, o que dificulta o seu extermínio. A maioria dessas espécies se reproduzem durante o inverno e proliferam durante o verão.

A luta entre o homem e as pragas é antiga. Os insetos representam mais de 70% do total de espécies biológicas existentes no mundo. A presença prejudicial das pragas decorreu do desequilíbrio ecológico provocado pelo homem. O acúmulo inadequado de alimentos, o lixo, a ausência de predadores naturais e a falta de higiene, resultam no descontrole dessas populações.

No verão, quando chegam as chuvas, começa também a temporada de pragas. As ligações para as empresas detetizadoras aumentam em até 30% em São Paulo. Apesar de parecerem inofensivos, esses insetos e pequenos animais carregam vírus e bactérias, podendo ser transmissores de doenças graves.

Para entrarem na casa das pessoas, bastam água, abrigo e alimento, por isso, é preciso mander o ambiente protegido contra essas pragas. Hábitos simples ajudam a evitar esse problema.

Pragas urbanas no verão

O que fazer?

  • Guarde os alimentos em recipientes bem fechados;
  • Nunca deixe restos de comida no fogão, na pia, na mesa, no chão;
  • Tampe ralos, pode ser com um pedaço de plástico;
  • Nas portas, feche os espaços perto do chão.

Baratas: retire o lixo, vede frestas. Passe vaselina sólida misturada com óleo de cozinha nas bordas internas de um pote de vidro. Faça isca com pão embebido com cerveja e jogue no pote. A barata entrará, sem conseguir sair.

Formigas: higienize a pia com produtos a base de cloro. Não deixe restos de comida e alimentos adocicados. Cheiro de cravo, canela e borra do café repelem. Coloque numa tampa e deixe nos cantos da pia e armários.

Moscas: não acumule lixo. Afaste-as enchendo sacos plásticos com água e pendure em locais com sol.

Pernilongos: não deixe água parada, coloque areia em vasos. Para repelir, velas de citronela.

 

Por Lidainy Duarte
Fonte: Terra/O dia

 

Lidiany Duarte 02-03-2015 Gestão
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.