Confira dicas para se tornar um barman

 Saber idioma estrangeiro e ter conhecimento sobre cultura podem garantir o sucesso desse profissional

O trabalho do barman é de suma importância dentro do setor hoteleiro, assim como em bares e restaurantes, pois a venda de bebidas em dose e de coquetéis gera grande lucratividade para esses estabelecimentos. E quem faz esse tipo de venda é o barman.

À primeira vista, o preparo de coquetéis pode parecer algo muito complicado, mas com alguns conhecimentos básicos sobre bebidas, com a imaginação e, principalmente, com a prática, é possível dominar o universo mágico do preparo de coquetéis para encantar seus convidados ou clientes.

Além de preparar e servir coquetéis, o barman é encarregado do bar e dos garçons. Suas atribuições básicas são:

- Organizar o estoque de bebidas;

- Selecionar o pessoal sob sua supervisão;

- Fazer as escalas de serviço do bar;

-Examinar todos os equipamentos e utensílios que utiliza, verificando funcionamento e limpeza destes;

- Organizar e supervisionar todo o trabalho até o fim do expediente;

- Fazer o controle do movimento do dia, ao fechar o bar, anotando numa ficha de controle a entrada e a saída de mercadorias.

É uma profissão que pode ser exercida por pessoas com nível médio de instrução. Mas para ser bem sucedido o profissional deve ter uma boa bagagem de conhecimentos e um bom nível cultural. O barman deve:

- Ter conhecimento de bebidas em geral, sobre a elaboração, a tradição e o país de origem de cada uma delas, e as principais marcas;

- Servir e preparar coquetéis e seus diversos acompanhamentos;

-Saber mais de um idioma, de preferência um idioma universal, para poder comunicar-se com os clientes estrangeiros;

- Ter conhecimento sobre cultura em geral para conversar com os clientes.

Heitor C. de Magalhães, coordenador do Curso Treinamento de Bartender - Barman/ Barwomam, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá a dica "a forma de lidar com os clientes é um ponto essencial no trabalho do barman. Quando vai a um bar, o cliente está procurando momentos de relaxamento, lazer e entretenimento. Ele busca, também, um bom atendimento, produtos e serviços de qualidade. O barman deve fazer o possível para tornar o ambiente agradável a fim de cativar os clientes, de forma que retornem sempre ao estabelecimento e o recomende aos amigos".

Equipe de Redação 26-01-2012 Hotelaria

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.