Técnicas para arrumação do carrinho de camareira

No final de cada turno de trabalho, o estoque de roupas da rouparia de andar deve ser completado

O carrinho tem a finalidade de facilitar o trabalho da camareira, permitindo transportar tudo o que é necessário para a arrumação dos apartamentos.

Uma camareira limpa de 12 a 15 apartamentos em um turno de trabalho. No carrinho de andares ela deve colocar todo o material para atender essa quantidade de apartamentos, incluindo a rouparia do apartamento, material de limpeza, equipamentos e o material de uso dos hóspedes, como shampoo e sabonete.

Produtos de limpeza

- produto multi-uso, para limpeza de pó de superfícies variadas e de vidros;

- lustra-móveis;

- produto para tirar mancha de ferrugem e marca d’água do vaso sanitário;

- produto para higienização do banheiro;

- odorizador;

- álcool;

- limpador de metais.

Ferramentas de trabalho

- esponja para limpeza pesada;

- esponja para vaso sanitário;

- esponja para a pia;

- esponja para copos;

- escova para limpar peças do banheiro e ralos;

- escova para vaso sanitário;

- escova de dentes, para limpar frestas e ranhuras em aparelhos;

- luvas grossas;

- aspirador de pó e acessórios;

- vassouras;

- rodo;

- baldes;

- panos de limpeza;

- pás de lixo;

- sacos de lixo.

Roupas de cama e de banho

- lençóis e fronhas;

- protetores de colchão;

- toalhas de rosto, de banho e de mão;

- pisos de banheiro e roupões;

- edredons e colchas.

Produtos de minibar

- água mineral, sucos, achocolatados, cerveja, refrigerantes, bebidas alcoólicas em miniatura, chocolates, guloseimas e artigos diversos. Produtos de consumo dos clientes

- sabonete, shampoo e condicionador;

- touca de banho;

- papel higiênico;

- lenços de papel;

- limpadores de sapatos;

- copos;

- guardanapos ou base para copo;

- sacos plásticos para roupa;

- papéis de carta e envelopes;

- canetas;

- blocos;

- impressos diversos;

- diretório de serviços;

- cardápio de room service;

- placas de “não perturbe” e “favor arrumar”.

Todo o material a ser utilizado na arrumação dos apartamentos é entregue para a camareira. As roupas de cama, as toalhas, os tapetes, o material de limpeza, os amenities (produtos de cortesia para uso do hóspede), etc, ficam guardados na rouparia de andar, ou a estocagem e a distribuição dos itens são responsabilidade da camareira. A limpeza e arrumação da rouparia de andar é responsabilidade da camareira, ou copinha. A rouparia de andar é mantida fechada e a chave fica em poder da camareira. O controle, a estocagem e a distribuição dos itens são responsabilidade da camareira. A limpeza e arrumação da rouparia de andar é responsabilidade da camareira.

No final de cada turno de trabalho, o estoque de roupas da rouparia de andar deve ser completado, trocando-se as roupas sujas por igual número de roupas limpas, na lavanderia.

Luciana R. Tebar, coordenadora do Curso Treinamento de Camareira, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, diz que “na rouparia de andar deve existir uma lista de todo o material sob a responsabilidade da camareira. Periodicamente, será feita a conferência da quantidade de material na rouparia de andar com a lista de quantidades”.

Matéria desenvolvida por meio da sugestão de Vera Silveira!

Equipe de Redação 04-10-2011 Hotelaria

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