A administração de um estabelecimento hoteleiro trata do planejamento de ações, da organização dos processos e do controle do trabalho de todos os funcionários, para atingir os objetivos da empresa. Para isto várias pesquisas devem ser feitas.
Pesquisa de marketingA pesquisa de marketing é um instrumento empregado na fase de diagnóstico (ou análise macroambiental). Ela liga o consumidor, o cliente e o público ao profissional de marketing, por meio de informações.
O conjunto de informações obtidos na pesquisa de marketing fornece dados que permitem identificar as oportunidades e as ameaças ao negócio.
A pesquisa de marketing investiga e analisa os estilos de vida, costumes, hábitos comportamentais, as atitudes imediatas ou de longo prazo dos clientes em relação aos produtos ou serviços. Permite conhecer quais são as qualidades e falhas dos produtos e serviços frente ao consumidor final.
A pesquisa de marketing pode ser quantitativa ou qualitativa. A pesquisa quantitativa busca informações com base em amostras. Geralmente, é feita por meio de perguntas fechadas, para facilitar a tabulação e a análise final dos dados. Normalmente, é apresentada em forma de projeções ou gráficos (percentuais ou numéricos).
A pesquisa qualitativa é realizada por meio de perguntas abertas, debates, pré-testes, dentre outros, sendo conduzida por um mediador, que procura mantê-la em seu rumo original.
Pesquisa de mercadoA pesquisa de mercado é uma das categorias de pesquisa de marketing, também conhecida como Pesquisa de Demanda, já que é responsável por sua segmentação. Pode conter, dentre outros, dados individuais, de grupos, de negócios, de lazer ou, ainda, de finais de semana, de feriados, de férias ou de classificações tarifárias.
É considerada a parte mais importante do Planejamento, pois permite conhecer o público-alvo, ou seja, os clientes atuais e os potenciais. A pesquisa de mercado pode responder a várias questões:- qual o perfil da clientela: sua faixa etária, sexo, nível de escolaridade, nível de renda, características da região onde mora, estilo de vida, profissão etc.?
- qual o preço os clientes estão dispostos a pagar pelos produtos/serviços?
- quanto os clientes gastam em média no hotel?
Para fazer a pesquisa junto aos clientes atuais e aos potenciais, podem ser utilizadas várias fontes. Dentre elas, destacam-se:
- Questionários respondidos por hóspedes;- Grupos de clientes com discussão dirigida;
- Dados do departamento de reservas;
Pesquisa da concorrênciaA pesquisa da concorrência tem a finalidade de descobrir como o cliente compara os serviços e produtos do seu estabelecimento com os da concorrência. As questões a serem feitas referem-se aos preços, tarifas, qualidade das instalações, níveis de serviço etc. Com essa comparação, é possível definir as necessidades atuais e as tendências futuras para o seu negócio.
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