Acessibilidade digital para pessoas com necessidades especiais

Acessibilidade digital para pessoas com necessidades especiais. Hoje a acessibilidade de muitas pessoas é dificultada devido à generalização e inconsistência de softwares e páginas da web.

A acessibilidade digital permite às pessoas com necessidades especiais o simples e rápido acesso à informação, sem barreiras

Acessibilidade digital para pessoas com necessidades especiaisCom o advento da internet, pesquisamos sobre tudo na rede. Basta digitarmos a palavra ou expressão no buscador Google e, em segundos, surge um número infinito de informações, imagens, vídeos. De fato, a tecnologia permite o acesso imediato a um mundo pleno de possibilidades. Mas e as pessoas com necessidades especiais? Como ficam em meio aos avanços tecnológicos? Elas lutam diariamente contra barreiras, que as impedem de acessar conteúdos, informações e plataformas.

Esse quadro é alarmante diante da evolução surpreendente da tecnologia. Hoje a acessibilidade de muitas pessoas é dificultada devido à generalização e inconsistência de softwares e páginas da web. Muitos deles são planejados para o acesso da maioria, e não para o acesso de todos, como deveria ser. Até mesmo os principais sites da web não contam com uma estrutura ajustada à acessibilidade digital para pessoas com necessidades especiais.

Em alguns casos, a formatação do conteúdo da página da web não consegue ser interpretada por tecnologias de leitura em áudio. Em outros, o conteúdo não é organizado adequadamente, além de apresentar botões pequenos e links mal construídos, que impedem o avanço rápido à página seguinte. Se para os usuários em geral este é um sério problema, imagine para os usuários com necessidades especiais?

No caso de vídeos, faltam legendas ou tradução para a linguagem de Libras, o que os torna inacessíveis a deficientes auditivos. Já os usuários com dificuldades visuais encontram imagens sem descrições, resultantes de uma navegação inconsistente. Enfim, como podemos notar, a lista de barreiras enfrentadas pelas pessoas com necessidades especiais é interminável. Seriam páginas e mais páginas com infinitos problemas envolvendo acessibilidade digital.

Por outro lado, "há desenvolvedores web, que tornam os sites limpos, leves, intuitivos e funcionais, para que todos os usuários tenham a melhor experiência na navegação", afirma Sérgio Antônio dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Desenvolvimento de Sites - Parte 1 - HTML em Livro+DVD e Online. Dessa forma, a acessibilidade digital, permite às pessoas com necessidades especiais o simples e rápido acesso à informação e ao conhecimento, sem barreiras.

Fonte: desafiosdaeducacao.com.br

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Desenvolvimento de Softwares.

Andréa Oliveira 23-03-2018 Desenvolvimento de Softwares

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.