Desenvolvimento de Sites - Cascading Style Sheet (CSS)

O processo de estilização do documento HTML, por meio das CSS, consiste em definir um "alvo" para um determinado elemento HTML e em seguida agregar estilos a este "alvo"

Cascading Style Sheet (CSS) ou, em português, folha de estilo em cascata, é um mecanismo simples que serve para adicionar estilos em páginas HTML, como cores; posicionamento de elementos; fontes e tudo o que pode se relacionar com a formatação de um site. Segundo Sérgio Antônio dos Santos, coordenador do Curso Desenvolvimento de Sites - parte 2 - CSS, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, a Cascading Style Sheet é capaz de "dizer" para o navegador como apresentar o site e como organizar os elementos.

O processo de estilização do documento HTML, por meio das CSS, consiste em definir um "alvo" para um determinado elemento HTML e em seguida agregar estilos a este "alvo".

O significado da palavra "alvo" é: Ponto de mira que se procura atingir. É exatamente isso que os estilos CSS fazem com o "alvo", ou seja, o elemento HTML. "Alvo" é um ponto de mira que será atingido pelas estilizações CSS.

Todo "alvo" daquele estilo passará a exibir as características definidas no documento CSS. Entenda que qualquer alteração nas propriedades de um estilo afetará todos os elementos "alvo". Veja abaixo um exemplo de um elemento "alvo" de um cabeçalho HTML do elemento h1.

<body> <h1>Centro de Produções Técnicas</h1> </body>

Veja abaixo, a figura que mostra como ficaria a visualização em um navegador do elemento h1, ainda sem formatação.

Imagine agora que exista um documento CSS para formatar este elemento h1. Entenda que, neste documento, existiria um código, como no exemplo abaixo:

h1{color:red;}

Veja que, no código CSS acima, existe uma estilização para o elemento h1, colocando a cor da fonte em vermelho: color:red.

Nesse exemplo, o "alvo" é elemento h1. Veja abaixo a figura que mostra como ficaria a visualização deste cabeçalho, agora com formatação CSS.

É importante ficar claro que todas as páginas HTML que contiverem o elemento h1 serão exibidas pelo navegador da mesma forma, ou seja, com a cor vermelha. Se existir a necessidade de modificar a cor da fonte ou o tamanho da letra, ou qualquer outra propriedade de estilização do elemento h1, isso deverá ser feito no documento CSS.

Tecnologia e Treinamento 10-05-2012 Desenvolvimento de Softwares

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.