JavaScript - Desenvolvimento de Sites

JavaScript é uma linguagem com muitas possibilidades, que permite a programação de pequenos scripts, mas também de programas maiores

O JavaScript é uma linguagem de programação client-side, que roda no cliente, ou seja, roda na máquina da pessoa que está acessando o site e não no servidor. Essa linguagem é interpretada, podendo ser utilizada junto ao HTML e não compilada, uma vez que o navegador interpretará os códigos, à medida que as ações do site forem acontecendo, por exemplo: a validação de um formulário.

Trata-se de uma linguagem de programação do lado do cliente, porque é o navegador que suporta a carga de processamento. Graças a sua compatibilidade com a maioria dos navegadores modernos, é a linguagem de programação do lado do cliente mais utilizada.

Quando se acessa um "site", alguns exemplos de scripts são: aparecimento da data/horário atual, saudações como "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite", efeitos onde uma imagem muda, ao passar o mouse sobre ela.

JavaScript é uma linguagem com muitas possibilidades. Ela permite a programação de pequenos scripts, mas também de programas maiores, orientados a objetos, com funções e estruturas de  dados complexas. Além disso, o JavaScript coloca à disposição do programador todos os elementos que formam a página web para que ele possa acessá-la e modificá-la dinamicamente.

No Curso Desenvolvimento de Sites - Parte 3 - JavaScript, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você verá que o JavaScript é usado nos sites para a interação com a página de modo geral. Você aprenderá a usar o JavaSacript como se fosse um modelo orientado a objetos. No decorrer do curso, você entenderá que o JavaScript tem a sintaxe parecida com a da linguagem de programação JAVA, criada pela Sun Microsystems. No entanto, é completamente diferente em seu conceito e uso.

Conheça um comando básico que é feito utilizando o JavaScript - Alerta de Aviso

As caixas de diálogo de alerta de aviso são usadas normalmente para avisar ao usuário de alguma coisa que está acontecendo ou do sucesso de um processo, como pode ser visto no exemplo abaixo:

var x, y, z; x = "Olá Mundo!!!"; y = 20; alert (x);

No código JavaScript acima, o navegador irá exibir uma janela pop-up de alerta de aviso com a string "Olá Mundo!!!". Veja a figura abaixo que ilustra este fato.

Equipe de Redação 02-05-2012 Desenvolvimento de Softwares

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.