Saiba como fazer desmontagem do notebook

Diferente dos computadores desktop, os notebooks possuem parafusos de comprimento e rosca diferentes

Vamos conhecer agora alguns princípios básicos para desmontar o notebook com segurança.

A desmontagem de notebook para executar a manutenção corretiva é uma atividade que varia de acordo com o modelo e com o fabricante. Ela sempre deve ser feita com muito critério, porque o notebook possui internamente peças muito frágeis como flat e partes metálicas de aterramento. É fundamental também utilizar as ferramentas corretas para que, ao desmontar, nenhuma dessas peças sejam danificadas.

É necessário tomar cuidado com os parafusos. Em alguns notebooks, para iniciar a abertura do computador, é preciso retirar primeiro os parafusos de baixo. Em outros modelos, inicia-se pela parte de cima, pelo teclado.

Diferente dos computadores desktop, os notebooks possuem parafusos de comprimento e rosca diferentes. Portanto, é importante ter cautela para, ao recolocá-los, não trocá-los de posição. Para facilitar a montagem, é necessário identificar e localizar cada um deles.

Em alguns aparelhos, cada local do parafuso está numerado, facilitando o trabalho. Mas, em outros, não existe numeração alguma, sendo indicada a identificação com uma etiqueta.

Para organizar esses diversos tipos de parafusos, pode ser utilizado um organizador com várias divisões, onde é feita uma numeração em cada uma delas. Essa identificação deve coincidir com a numeração que estiver na parte de trás ou próxima ao parafuso. Nos equipamentos que não possuírem essa numeração, é comum colocar uma etiqueta numerada no notebook, que vai coincidir com a numeração do organizador.

Marcos Jerônimo dos Santos, professor do Curso Manutenção de Notebooks, dá a dica: para essa identificação, numere as etiquetas de 1 a 8, onde cada parafuso vai ter uma numeração correspondente. Quando ele tiver o mesmo tamanho e a mesma rosca, vai ser colocado no mesmo local no organizador. Quando ele tiver tamanho ou rosca diferente, vai ser colocado em um local diferente no organizador. Isso é importante porque, na hora em que você começar a remontar o notebook, você colocará os parafusos de mesmo tamanho nos locais de onde eles saíram.

Ao retirar os parafusos, eles devem ser colocados de acordo com a numeração que foi feita e a ordem no organizador de parafusos.

Dependendo do problema, não haverá a necessidade de desmontar todo o notebook, porque por meio das janelas temos acesso a várias placas periféricas do computador.

Com o Curso Manutenção de Notebooks, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você aprenderá todo o processo de desmontagem e remontagem do seu notebook. Confira!

Equipe de Redação 20-01-2012 Manutenção
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.