Aprenda a fazer a manutenção de impressoras a jato de tinta

A maioria dos usuários de computadores domésticos e grande parte das empresas utilizam as impressoras a jato de tinta

Manutenção de impressoras a jato de tinta

As impressoras a jato de tinta se diferenciam das matriciais pelo fato de não necessitarem de contato físico com o papel para executar a impressão. O trabalho é feito por meio de uma matriz de ejetores que funcionam como se fossem um spray. Para isso, as impressoras utilizam dois métodos básicos: drop-on-demand e jatos intermitentes.

Essas técnicas são ligeiramente similares, sendo que a drop-on-demand necessita de um comando para cada ponto, que é ejetado a partir da cabeça de impressão, de modo similar às matriciais. Enquanto isso, a tecnologia de jatos intermitentes ejeta um fluxo de tinta (ao contrário de pulsos), controlando o início e a duração de cada jato. Assim, é possível chegar a um grande nível de detalhamento na impressão, com altas resoluções, acima de 1.000 dpi (pontos por polegadas).

A exemplo das impressoras matriciais, as jato de tinta também possuem cabeça de impressão. Todavia, ao invés de agulhas para pressionar a fita entintada e grafar os caracteres, utilizam matrizes que ejetam tintas sobre o papel ou outras mídias, por pequenos orifícios localizados nesse cabeçote, o qual são ligados a reservatórios de tintas com diferentes cores.

O curso "Manutenção de Impressoras a Jato de Tinta", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta todas as informações para a manutenção preventiva e corretiva desses equipamentos. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo de Marcos Jerônimo dos Santos, especialista em manutenção de equipamentos de informática, professor do SENAI e SENAC - RJ, diretor da conceituada escola de treinamento, que está há mais de 10 anos no mercado.

http://www.youtube.com/watch?v=0qtm4_--2LY

Marconi Vieira 12-04-2010 Manutenção
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.