Técnicas de manutenção de impressoras matriciais

Impressoras matriciais se mantêm no mercado por possuírem características únicas

Como fazer a manutenção de impressoras matriciais

A popularização das impressoras no mercado doméstico, que se iniciou com as impressoras matriciais na década de 80, proporcionou avanços na informática e uma grande facilidade para o dia-a-dia daqueles que utilizam o computador como ferramenta de trabalho. Isso porque o usuário executa diversas tarefas no computador e, de forma geral, necessita finalizá-las na forma de impressão.

As impressoras matriciais dominaram o mercado na década de 80, quando eram encontradas tanto no mercado doméstico, quanto no empresarial. Em pouco tempo, foram substituídas pelas impressoras a jato de tinta, que apresentavam como vantagens maior velocidade, melhor qualidade de impressão e eram muito mais silenciosas. Paralelo ao domínio das impressoras, a tecnologia a laser se desenvolveu rapidamente e, desde a década de 90, já dominou o mercado corporativo. As impressoras revolucionaram esse mercado, alcançando até mesmo, o de reprodução gráfica.

No entanto, o avanço não aposentou a impressora matricial, uma vez que possui uma característica que ainda a mantém no mercado: a impressão por impacto, ou seja, é a única que possibilita a impressão de documentos com mais de uma via, utilizando-se carbono. Por esse motivo, ainda é muito utilizada por corporações, para emissão de notas fiscais e de outros documentos que exigem, obrigatoriamente, cópias.

Por ser um equipamento de elevado custo e que necessita de constante manutenção, constitui um excelente mercado para técnicos especializados em equipamentos de informática.

Visando capacitar os interessados nessa produtiva área, o CPT - Centro de Produções Técnicas, decidiu elaborar o curso “Manutenção de Impressora Matricial”, sob a coordenação técnica do professor Marcos Jerônimo, especialista em manutenção de equipamentos de informática, professor do SENAI e SENAC - RJ, diretor de uma conceituada escola de treinamento que está há mais de 10 anos no mercado.

http://www.youtube.com/watch?v=phu5RoBVqD4

Marconi Vieira 13-04-2010 Manutenção

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.