Tudo sobre baterias de notebooks

A bateria de setup armazena a configuração do computador e a de alimentação supre a falta de energia elétrica

Manutenção de Notebooks

As baterias de setup ou Cmos são utilizadas para alimentar a memória onde fica guardada a configuração do computador, do relógio e das datas atualizadas.

Nos micros antigos, até o início da década de 90, essas eram fabricadas com NiCd (níquel cádmio) ou NiMh (níquel metal hidreteto). Elas são recarregáveis e possuem um circuito elétrico que as carrega periodicamente. O principal defeito que acontece com elas é gerado por seus componentes químicos, que produzem um gás oxidante que destrói os componentes e as trilhas próximas a essa bateria, fazendo com que a recuperação dos micros se torne, muitas vezes, inviáveis.

Nos notebooks modernos, encontramos baterias de setup fabricadas com lítio íon, do tipo moeda CR 2018 ou CR 2032, que não possuem circuito de recarga. Mas, dada a sua alta durabilidade, de três anos em média, são muito utilizadas e não provocam a emissão de nenhum gás oxidante.

As baterias de alimentação são utilizadas para alimentar o notebook quando esse for utilizado fora do local de costume e a eletricidade externa não estiver disponível, ou quando houver uma interrupção momentânea da energia elétrica da distribuidora. Essa característica faz com que os notebooks possam ser utilizados em locais sem tomada elétrica. Elas podem ser encontradas nos seguintes modelos de fabricação: NiCd, NiMh e Li Íon - níquel cádmio, níquel metal e lítio íon, respectivamente.

No curso "Manutenção de Notebooks", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o professor Marcos Jerônimo dos Santos explica que "as duas primeiras serão mais encontradas em notebooks antigos e apresentam um índice de desgaste e de defeitos maior que a terceira. Isso se deve ao fato de apresentarem um índice de efeito memória alto".

Ainda segundo o professor Marcos, "atualmente, essas baterias não são mais utilizadas, pois deram lugar às baterias de lítio íon, que apresentam um baixo índice de defeitos, de efeito memória, e por apresentarem uma alta durabilidade, em média de três anos".

http://www.youtube.com/watch?v=tDKFCy-3GbY

Marconi Vieira 17-05-2011 Manutenção
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.