Telas de LCD em notebooks

A tecnologia empregada nas telas de LCD é extremamente complexa, e o seu estudo envolve teorias físicas, químicas e moleculares

A tela de cristal líquido, chamado de LCD (Liquid Crystral Display), é o periférico onde o usuário lê o que ele está fazendo ou o que ele está processando no computador.

Os Cristais Líquidos são substâncias orgânicas que estão numa fase entre o estado líquido e sólido. Suas moléculas têm liberdade de se moverem, mas estão agrupadas de modo ordenado. Suas propriedades óticas podem ser influenciadas por campos elétricos, que permitem formações por meio de uma matriz de pontos que se dividem em: Linhas verticais e Colunas que estão associadas a um circuito de multiplicação.

Esses cristais foram descobertos, há mais de 100 anos, por um botânico austríaco. São moléculas orgânicas que possuem as propriedades dos cristais, mas, em uma forma que não é nem líquida nem sólida, têm a textura da espuma e é transparente.

A sua força de agregação intermolecular é muito fraca, e as moléculas dessa substância podem ser orientadas por campos eletromagnéticos fracos. Em seu estado natural, os cristais espalham os raios de luz incidentes, tornando a luminosidade difusa. Entretanto, se as suas moléculas forem reorientadas por qualquer processo (por exemplo, se forem submetidas a uma diferença de potencial) elas podem permitir a passagem da luz ou bloqueá-la completamente.

Segundo Marcos Jerônimo dos Santos, coordenador do Curso Manutenção de Notebooks, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, as Telas de Cristal Líquido, LCD são componentes mais caros e os que mais consomem energia em um notebook.

Equipe de Redação 21-09-2011 Manutenção
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.