Qual Linux devo usar em meu computador? O CPT responde

Guia completo e detalhado para a instalação do Debian em seu computador


De acordo com o Prof. Guilherme Barcellos Gjorup, do Curso CPT Instalação e Configuração do Linux, um erro comum entre aqueles que planejam instalar o Linux e utilizar programas essenciais como editores de texto, planilhas eletrônicas, navegadores de internet, gravadores de CD e DVD, entre outros, é optar por uma minidistribuição apenas para experimentar o sistema operacional.


Embora existam minidistribuições de boa qualidade que podem ser instaladas na mesma partição que o Windows, com downloads significativamente menores do que distribuições completas, essas versões geralmente têm funcionalidades limitadas. Além disso, o suporte da comunidade é mais restrito, dado o número reduzido de usuários experientes capazes de fornecer suporte técnico.


Para ajudar na escolha entre as diferentes distribuições Linux, recomenda-se conhecer as características de cada uma visitando seus respectivos sites. Abaixo está uma lista parcial das principais distribuições usadas no Brasil:

• Debian: http://www.debian.org/index.pt.html

• Ubuntu: http://www.ubuntu-br.org/

• OpenSuSe: https://pt.opensuse.org/Bem-vindo_ao_openSUSE.org

• Fedora: https://getfedora.org

• Redhat: http://www.redhat.com/

• CentOS: https://www.centos.org/

• Slackware: http://www.slackware.com/

• Linux Mint: http://www.linuxmint.com/

Para baixar o Linux e proceder com a instalação, você pode acessar as páginas de cada uma dessas distribuições. Neste curso, optamos pela distribuição Debian, que é reconhecida por sua modernidade e facilidade de uso. Quando instalado com a interface gráfica Gnome 3, o Debian oferece uma experiência visual moderna, familiar aos usuários de Windows, facilitando a operação do computador. Uma das maiores vantagens do Debian é o seu sistema de gerenciamento de pacotes, conhecido como apt-get, que é considerado um dos mais práticos e eficientes do mercado.


Com o Debian, instalar e desinstalar programas diretamente de um site na internet torna-se uma tarefa extremamente simples e estável. Além disso, o Debian possui uma das comunidades mais extensas do mundo, o que facilita a resolução de dúvidas, desde as mais simples até as mais complexas, seja nos grupos de discussão ou no detalhado manual disponível.


Após escolher a distribuição Linux, o próximo passo é definir o computador onde ela será instalada. As configurações ideais dependem dos aplicativos que você precisa utilizar. As opções são variadas: desde servidores potentes que exigem muito processamento, espaço em disco e memória, até aplicações que podem ser executadas em computadores mais antigos, como um Pentium. Portanto, não há uma configuração única ideal para todos os iniciantes, pois varia de acordo com as necessidades específicas de cada usuário.



Se você está montando um computador para uso em escritório ou em casa, para realizar tarefas básicas como edição de texto, criação de planilhas, navegação na internet, ou todas essas atividades simultaneamente, os computadores padrão disponíveis no mercado, mesmo os de uma ou duas gerações passadas, geralmente são adequados.Naturalmente, quanto maior o poder de processamento, a capacidade de armazenamento, a quantidade de memória RAM e espaço em disco, menores serão as chances de o seu computador ficar lento ao executar várias aplicações ao mesmo tempo. Atualmente, devido à velocidade de processamento e armazenamento dos computadores modernos, problemas de lentidão têm se tornado menos frequentes.


Qual Linux devo usar em meu computador? O CPT responde

A capacitação é a chave para dominar todas as técnicas e segredos na árae de informática. Aproveite a oportunidade única oferecida pelo Curso CPT Instalação e Configuração do Linux. Não deixe essa chance escapar! Invista em conhecimento, conquiste reconhecimento no mercado e desenvolva um negócio promissor e altamente lucrativo!

Conheça os Cursos CPT da área Manutenção de Equipamentos de Informática.
Por: Thiago de Faria

Thiago de Faria Ribeiro 23-06-2024 Informática

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.