Antenas de comunicação Wireless

Atualmente, encontramos uma infinidade de aparelhos que trabalham com conexão Wireless. Cada vez mais presente em nosso dia a dia, encontramos o Wireless, por exemplo, no controle remoto da televisão, no alarme dos carros, nos celulares, entre outros.

Saiba onde e porque utilizar as redes Wireless

As redes sem fio apresentam uma série de benefícios em relação às redes cabeadas

Atualmente, encontramos uma infinidade de aparelhos que trabalham com conexão Wireless. Cada vez mais presente em nosso dia a dia, encontramos o Wireless, por exemplo, no controle remoto da televisão, no alarme dos carros, nos celulares, entre outros.

As aplicações dessas redes Wireless são divididas em dois tipos: aplicações indoor e aplicações outdoor. As aplicações indoor são as comunicações dentro das casas, permitindo o comportamento da conexão entre os computadores da família; e as comunicações outdoor são as estabelecidas entre dois prédios, fazendo um link entre duas empresas, com a finalidade de compartilhar a conexão de dados.

Porque e onde utilizar as Redes Wireless

As redes Wireless podem ser utilizadas como uma extensão das redes cabeadas, o que torna a alternativa altamente flexível. É uma tecnologia em que se utilizam as ondas eletromagnéticas para receber e transmitir os dados de seus dispositivos ou estação.

As redes sem fio apresentam uma série de benefícios em relação às redes cabeadas. É uma tecnologia que possui um leque grande de aplicações em todos os mercados, dada a sua mobilidade, fácil instalação e a redução de custo na instalação. Assim, o Wireless oferece uma solução completa para as empresas e pode ser utilizada em vários ambientes, sendo a melhor opção para:

  • Faculdades;
  • Hospitais;
  • Escritórios;
  • Clubes;
  • Restaurantes;
  • Aeroportos;
  • Hotéis;
  • Lojas;
  • Locais ou espaços onde o ambiente é difícil de cabear, ou impossível, como os ambientes tombados.

Cleiton Eloi de Freitas, coordenador do Curso Antenas de Comunicação Wireless - Instalação e Configuração, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá a dica: quando formos instalar um sistema de rede sem fio, devemos analisar alguns fatores como:

Interferências: verificar se o ambiente possui equipamentos que operam na mesma faixa de operação da rede Wireless.

Pontos de acesso: identificar qual a quantidade de ponto de acesso será necessária para cobrir o ambiente.

Conectividade com a rede cabeada: averiguar se o local onde formos instalar o nosso roteador Wireless possui ponto de rede cabeado para fazermos a interligação.

Segurança dos dados: preocupar com os dados que serão transmitidos e programas de mecanismos de segurança, principalmente ao instalar a rede Wireless.

Perfomance: pesquisar se o desempenho da rede será compatível com as aplicações utilizadas.

Custo: quantificar qual será o custo e verificar se é acessível.

Equipe de Redação 09-05-2013 Redes
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.