Redes de computadores devem ser estáveis, bem estruturadas e planejadas

O sistema de cabeamento estruturado é baseado na padronização de conectores e meios de transmissão

Curso Cabeamento Estruturado

Até a década de 90, as redes se limitavam a interligar computadores de empresas, universidades e outros órgãos, estando presentes em poucas residências e pequenas empresas. O avanço das mesmas e a difusão de tecnologias de transmissão de dados, aliados a uma utilização cada vez maior de equipamentos de comunicação, fizeram com que o uso de redes interligando computadores e outros equipamentos, tornasse uma realidade muito presente, tanto em empresas quanto em residências.

No entanto, até pouco tempo atrás, as redes eram implantadas simplesmente com a colocação de switches nos locais de maior demanda, sem se fazer um estudo prévio, apenas com um pequeno planejamento.

Hoje, pela grande demanda e por serem muito mais exigidas, surge a necessidade de se ter redes estáveis, bem estruturadas e planejadas, que possibilitem compartilhar voz, imagens, soluções multimídia e internet com rapidez e eficiência.

O curso "Cabeamento Estruturado", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, confere ao aluno os conhecimentos básicos para se implantar o cabeamento estruturado. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Marcílio Bergami de Carvalho, especialista que há mais de vinte anos atua na área.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Para que se tenham redes estáveis, é fundamental a instalação do sistema de cabeamento estruturado, que nada mais é que um sistema baseado na padronização de conectores e meios de transmissão, de modo a tornar a infraestrutura de cabos independente do tipo de aplicação e do layout. Esse sistema, além da transmissão de dados, prevê a sua utilização para diversos fins, tais como: voz, vídeo, alarmes e sensores em um mesmo tipo de cabo.

http://www.youtube.com/watch?v=42rZWr-SPU4

Marconi Vieira 14-03-2011 Redes

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.