Linux é um dos sistemas operacionais mais utilizados em servidores

Dependendo do distribuidor, podemos encontrar versões do Linux para desktop e para servidores

Curso Como Montar Redes Locais com Servidor Linux

As redes de computadores interligam, hoje, grande parte dos computadores existentes. Essas são utilizadas com a finalidade de trocar dados, ou seja, um conjunto de computadores e outros equipamentos de informática, como impressoras e softwares, permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos.

Como forma de aumentar a segurança e outros atributos, passou-se a montar redes do tipo cliente-servidor, com o uso de servidores. Esses servidores são computadores com alta capacidade de processamento e armazenagem que têm por função disponibilizar serviços, arquivos ou aplicações a uma rede.

Como provedores de serviços, eles podem disponibilizar e-mail, hospedagem de páginas na internet, firewall, proxy, impressão, banco de dados, servir como controladores de domínio e muitas outras utilidades. Como servidores de arquivos, eles podem ser utilizados como depósito para que os arquivos sejam armazenados num local seguro e centralizado. E, finalmente, como servidores de aplicação, disponibilizam aplicações que necessitam de alto poder de processamento.

Um dos sistemas operacionais mais utilizados em servidores é o Linux. Esse é bastante conhecido por ser livremente distribuído, não sendo necessárias licenças, como para o Windows, que apresenta custo relativamente alto.

O curso "Como Montar Redes Locais com Servidor Linux", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, confere ao aluno os conhecimentos básicos para instalar e configurar redes locais, utilizando um servidor com o sistema operacional Linux. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Marcilio Bergami de Carvalho, especialista em redes que há mais de vinte anos atua na área.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Existem diversas distribuições Linux e, dependendo do fabricante, vamos ter versões voltadas para estação de trabalho e para servidor. O que vai caracterizar as diferenças entre eles são, basicamente, as ferramentas para a criação dos diversos servidores que poderão vir a ser utilizados numa rede, ou seja, no Linux para servidor, elas já vêm pré-instaladas.

http://www.youtube.com/watch?v=Hb309t7igP8

Marconi Vieira 14-03-2011 Redes
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.