Trabalhar em casa: manutenção de computadores

Trabalhar com manutenção de computadores é uma ótima opção para quem pretende desenvolver atividades em casa. Adquirindo todas as técnicas necessárias para fazer esse trabalho, você poderá levar os computadores dos seus clientes para a sua casa e concluir todo o serviço no conforto do seu lar.

Aprenda a desmontar computadores

 

As placas de vídeo mais modernas possuem uma trava na parte inferior. Ela deve ser destravada para soltar a placa, pressionando-a para baixo

Trabalhar com manutenção de computadores é uma ótima opção para quem pretende desenvolver atividades em casa. Adquirindo todas as técnicas necessárias para fazer esse trabalho, você poderá levar os computadores dos seus clientes para a sua casa e concluir todo o serviço no conforto do seu lar.

Fique atento às dicas e aprenda a desmontar um computador. Para iniciar a manutenção, retire os parafusos de fixação da tampa lateral do computador, que ficam localizados na parte traseira do computador. Com todos os parafusos soltos, retire a tampa, que, normalmente, é destravada, chegando-a ligeiramente para trás e depois para o lado. Retire também a tampa lateral do outro lado, bastando, para isso, repetir a operação do outro lado do gabinete.

Com o computador aberto, retire todos os cabos de força dos drives e do HD. Nunca retire esses cabos puxando-os pelo fio, sempre apoie a força nas partes da capa de plástico. Retire também os cabos flat utilizados para a conexão desses drives na placa-mãe. Como para os cabos de força, os cabos flat devem ser retirados, segurando-os pela parte plástica.

Prossiga com a retirada dos cabos de força da placa-mãe. As placas mais novas têm, além do cabo de 20 pinos, um outro de 4 pinos. Desparafuse os drives de disquete e de CD, ou DVD, dos dois lados. Esses componentes devem ser retirados pela parte frontal do gabinete com cuidado para não arranhar suas laterais. Já o HD é retirado pela parte interna do gabinete. Agora, desparafuse todas as placas de expansão que estão conectadas à placa-mãe.

As placas de vídeo mais modernas possuem uma trava na parte inferior. Ela deve ser destravada para soltar a placa, pressionando-a para baixo. Em seguida, puxe a placa segurando-a pelas bordas e pela chapa de fixação. Repita o mesmo procedimento com as outras placas de expansão, como as de som e fax modem. Estas, no entanto, não possuem sistema de trava, além do parafuso que já foi removido.

Deve-se ter cuidado com essas placas. Ao colocá-las na mesa de trabalho, elas nunca devem ser empilhadas entre ou com outros componentes, como drives ou HD, pois certamente eles serão danificados.
Em seguida, retire os parafusos que fixam a placa metálica de fixação da placa-mãe no gabinete. Baixe o suporte e retire os parafusos de fixação da placa-mãe. Eles são dotados de arruelas de borracha, fundamentais para o isolamento da placa. Guarde os parafusos com as respectivas arruelas.

Pegando a placa-mãe pela lateral, coloque-a sobre a embalagem que acompanha a placa-mãe nova. Com a placa-mãe fora do gabinete fica mais fácil a remoção dos outros componentes. As memórias devem ser retiradas, soltando as duas travas plásticas que ficam localizadas nas laterais do banco de memória. Ao soltar essas travas, elas se levantarão automaticamente. Em seguida, segurando o módulo pelas laterais, ela pode ser retirada.

Segundo Marcos Jerônimo dos Santos, coordenador do Curso Manutenção de Computadores, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, foram lançados no mercado diversos tipos de conectores dos processadores da placa-mãe. Para quase todos eles é necessário retirar primeiro o cooler, soltando suas travas com auxílio de uma chave de fenda. Por fim, retire também o cooler. Nesse modelo, que é mais comum em micros mais antigos, a trava é retirada com o auxílio de uma chave de fenda.

Com o cooler solto, pode-se retirar o processador. Ao lado do socket existe uma alavanca que deve ser destravada, empurrando-a para a lateral, tirando-a do pino da trava. Em seguida, basta suspendê-la até o final que o processador está solto. Pegue-o pela lateral para não danificar.

Retire também a bateria da placa-mãe. Nesse caso, também existem modelos diferentes; no mais comum é necessário somente pressionar a alça lateral para fora, utilizando a chave de fenda para a soltura da bateria.

Agora, solte os quatro parafusos de fixação da fonte no gabinete. Eles são retirados pela parte traseira do micro. Com os parafusos soltos, retire a fonte pela parte interna do computador.

Saiba quais são as vantagens de se trabalhar em casa e conheça outros tipos de trabalhos que podem ser desenvolvidos em seu próprio lar, acessando os links abaixo:

Trabalhar em casa: conheça as vantagens dessa prática

Produção de chocolates caseiros

Professor particular

Produção de artesanato

Desenvolver web site

Costura

Tradutor

Manicure

Equipe de Redação 20-08-2013 Informática
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.