Aprenda a fazer irrigação em seu jardim

Água em excesso pode causar problemas às raízes, como apodrecimento, especialmente em períodos frios

Todas as plantas precisam de água para se manterem vivas. No caso de plantas de jardins, isso é ainda mais importante, para que a planta esteja sempre viçosa, com as folhas verdes e túrgidas, e as flores coloridas.

A irrigação no jardim, no entanto, não segue regras específicas. Depende das condições climáticas, da umidade no solo, e da espécie de planta ornamental. Nas épocas de maior calor, primavera e verão, a irrigação pode ser feita até duas vezes ao dia, de manhã bem cedo e no final da tarde. Na rega da manhã, deixe a água atingir as folhas, sem exagero, para que a camada de poeira seja retirada, fazendo com que o verde se destaque. No outono, quando não há chuva, a rega poderá ser feita uma vez ao dia. No inverno, uma ou duas vezes por semana,dependendo da umidade presente no solo.

Com relação à quantidade de água, considere como ponto ideal quando o solo fica úmido, sem formar poças d’água. Água em excesso pode causar problemas às raízes, como apodrecimento, especialmente em períodos frios.

O equipamento para irrigação varia, podendo ser utilizada a irrigação com aspersores em canteiros muito grandes; ou regadores em áreas menores, ou ainda na rega de canteiros recém-plantados. Mas é a mangueira o equipamento de irrigação mais utilizado. Na hora de irrigar com mangueira, a água deve ser direcionada para o chão, de preferência em esguicho, evitando-se ao máximo os impactos no solo. Evite também que jatos de água atinjam em abundância folhas e flores, principalmente as mais delicadas, que podem ser danificadas e até mesmo derrubadas.

Aspersores decorativos também podem ser utilizados com sucesso em canteiros e gramados, apresentando grande facilidade de montagem, e boa eficiência de irrigação.

Eduardo Elias Silva dos Santos, coordenador do Curso Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que "na manutenção de canteiros em áreas urbanas, ou em canteiros em locais distantes de difícil acesso, uma boa alternativa é a utilização de uma pipa puxada por trator ou na carroceria de um caminhão".

Equipe de Redação 20-09-2011 Jardim
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.