Como fazer o tratamento de crisântemos

As mudas de crisântemos são produzidas por enraizamento de estacas da porção apical das hastes. As estacas devem ter de 5 a 6 folhas e 6 a 8 cm de comprimento. As mudas plantadas em canteiros devem ser tutoradas, processo que dá boa firmeza às plantas, evitando o tombamento das hastes. Os canteiros

O processo de desbrotas dos crisântemos é feito para remover a brotação lateral indesejável

  Depois da indução floral, muitos botões surgem nas gemas axilares

As mudas de crisântemos são produzidas por enraizamento de estacas da porção apical das hastes. As estacas devem ter de 5 a 6 folhas e 6 a 8 cm de comprimento. As mudas plantadas em canteiros devem ser tutoradas, processo que dá boa firmeza às plantas, evitando o tombamento das hastes. Os canteiros tutorados podem ser feitos com grade de bambu ou rede de nylon, que é colocada sobre o canteiro antes do plantio. Com o crescimento,  a estrutura é elevada e mantida no terço superior da altura das plantas.

Capina: tem por objetivo remover as plantas daninhas, pois estas competem com o crisântemo por água, luz e temperatura.

Análise Foliar: deve ser feita em laboratório para confirmar as deficiências diagnosticadas visualmente, observando se as plantas estão absorvendo os nutrientes aplicados no solo.

Podas:

1.Despontas:

Efeitos: - Aumento do número de inflorescências por planta (forma cachos) - Reduz o número de estacas a plantar - Controle de tempo de produção

A desponta, em cultivos para corte de inflorescências, é feita de duas a quatro semanas após o plantio. Em vasos, é feita de 10 a 12 semanas após o plantio.

Tipos: - Apical - remove só a porção terminal. - Alta - remove mais ou menos 1 cm da porção apical da planta. - Baixa - remove de 5 a 6 cm da porção superior da planta.

2. Desbrotas:

Este processo é feito removendo-se a brotação lateral indesejável. Em plantas de vaso é possível ter uma melhor formação.

3. Remoção de Botões: depois da indução floral, muitos botões surgem nas gemas axilares. Dependendo do método de cultivo, deve-se fazer a remoção destes botões para conseguir uma flor por haste, e também, para controlar o número e o tamanho das inflorescências no cacho. Segundo Ângela Cristina Stringheta, coordenadora do Curso Como Produzir Crisântemos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, a remoção é feita assim que os botões possam ser destacados. Deste modo, a planta terá menores prejuízos e danos e a flor produzida será maior.

Equipe de Redação 19-11-2012 Floricultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.