Como plantar bromélias em casa?

Com cores e formas variadas, as bromélias não apenas ornamentam o ambiente como também são utilizadas com fins medicinais

Como plantar bromélias em casa?

“As bromélias são flores nativas da Amazônia, encontradas em grande parte na mata atlântica, em locais com altitude elevada. Com cores e formas variadas, essas plantas não apenas ornamentam o ambiente como também são utilizadas com fins medicinais graças a seus princípios ativos benéficos. Infelizmente, algumas espécies estão em extinção”, afirma Cláudio Coelho de Paula, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Cultivo de Bromélias - Para fins Comerciais ou Hobby.

Há 3 mil espécies de bromélias, dentre elas, as de pleno sol, as de sombra, as de regiões secas, as de regiões úmidas e até mesmo as carnívoras. Grande parte delas é epífita, ou seja, cresce em árvores. Entretanto, também existem bromélias terrestres e bromélias rupícolas (crescem em rochas). Como podemos notar, são inúmeras as opções para ornamentar ambientes externos e internos, de jardins a salas de estar.

Clima


As bromélias se desenvolvem melhor em regiões com umidade relativa do ar elevada e temperaturas entre 15°C e 25°C. No caso das bromélias com folhas rígidas, nas cores vermelha ou cinza, elas são mais exigentes em sol. Quanto às bromélias com folhas macias e verdes, elas necessitam de meia sombra.

Substrato


A maioria das bromélias prefere substrato com boa retenção de água. Como exemplos, temos a fibra de coco com esterco de curral curtido, o pó de fibras de coco, a terra vegetal com areia, ou ainda o húmus de minhoca. Já as bromélias epífitas, que crescem em árvores, não precisam de substrato. Quanto ao pH ideal para o plantio, ele pode variar de 5,8 a 6,3.

Plantio


Para remover as mudas das bromélias da planta-mãe, elas devem apresentar de um terço à metade do tamanho da planta-mãe. Além do plantio das mudas, as bromélias podem ser plantadas por sementes de híbridos estéreis, obtidas por reprodução in vitro. Entretanto, o mais comum é plantar bromélias por mudas, principalmente se o plantio for realizado em casa.

Mesmo assim, se a opção for o plantio de sementes, para que elas germinem, deve ser utilizado substrato de esfagno ou palha de arroz carbonizada. Ele deve ser mantido em local úmido e coberto com plástico. Assim que ocorrer a germinação e as mudas alcançarem o tamanho ideal, pode ser feito o transplante para local definitivo.

Irrigação


A irrigação é muito importante para as bromélias, pois mantém suas raízes úmidas. No verão, quando as temperaturas são mais altas, também é preciso molhar as suas folhas. O mesmo vale para a roseta central da bromélia, que deve sempre estar com bastante água. Entretanto, é importante misturar um pouco de folhas de chá ou pó de café para afastar os terríveis mosquitos transmissores da dengue.

Conheça os Cursos CPT da Área Floricultura:

Cultivo de Bromélias - Para fins Comerciais ou Hobby

Cultivo de Orquídeas para Fins Comerciais ou Hobby

Produção Comercial de Strelítzia, Agapanto e Hemerocale

Fonte: Ciclo Vivo

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 16-06-2021 Floricultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.