Violetas são plantas ornamentais difundidas por sua delicadeza e beleza

Essas plantas devem ser cultivadas em estufas, que podem ser de metal ou madeira

Como Produzir Violetas

As violetas exigem muitos cuidados no controle ambiental. Em virtude disso, são cultivadas em estufas. Estas podem ser de vários modelos, de acordo com a preferência do produtor, construídas de madeira ou metal. Um cuidado importante é deixálas sempre  totalmente fechadas para evitar corrente de ar, insetos e pragas. A maioria dos produtores opta pela construção de metal, pois apresentam maior durabilidade.

Algumas condições devem ser seguidas para se ter um bom desempenho das violetas cultivadas. Dentre elas estão, a iluminação, umidade relativa do ar, temperatura, substrato, água, adubação e tipo de vaso. Em nível comercial, existe um conjunto de características desejáveis da planta que devem orientar a escolha das cultivares a serem multiplicadas.

O padrão visual adequado do vaso seria semelhante a um buquê, com as folhas contornando completamente o centro forrado de flores e botões. Deve-se observar que as flores e os pecíolos apresentam um desenvolvimento compatível com o tamanho do recipiente: se for muito pequeno, deixará grande parte do vaso à vista; se for muito grande, poderá sofrer danos durante o processo de transporte e comercialização.

No curso "Como Produzir Violetas", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você vai conhecer a cultura de minis, midis e grandes violetas em escala comercial. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo de especialistas e consultores do FRUPEX, e de pesquisadores da UFV - Universidade Federal de Viçosa.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

As variedades de violetas mais comercializadas no Brasil são: Maria, Manitaba, Maxine, New Mexico, North Caroline, Mechiko, Miki, Natalie, Nevad, Appel Bloesem, Melokai, Bárbara e Houlequim.

http://www.youtube.com/watch?v=R6CZO1YPZEw

Marconi Vieira 08-04-2011 Floricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.