Orquídeas, flores de diversas formas, cores e tamanhos

Cultivo de orquídeas tem despertado o interesse dos brasileiros

Cultivo de Orquídeas para Fins Comerciais ou Hobby

As orquídeas são plantas que exigem locais para o plantio com ventilação e bem iluminados, contudo, protegidos da luz direta do sol. Para florescerem, necessitam de luz o dia todo. Locais sombrios, de pouca ventilação e pouca luminosidade provocam o enfraquecimento, a perda da cor e de vigor da planta, além de propiciar maior incidência de doenças. Deve-se, de um modo geral, dar às plantas cerca de um terço da luz exterior.

Outro fator importante é a temperatura. Para cultivo comercial, a orquídea necessita de locais onde a temperatura varie entre 18 e 25ºC. Se a temperatura exceder essa faixa, haverá inibição do florescimento e afetará a qualidade das folhas e flores. A umidade relativa do ar, dentro da estufa, deve se manter entre 60 e 80%.

Devem-se tomar algumas providências importantes quanto à temperatura do local onde as plantas serão cultivadas, principalmente em regiões onde o inverno é mais rigoroso. Primeiro, é importante cortar o vento dentro das estufas ou ripados, principalmente o vento sul. Pode-se fazer isso vedando a lateral com plástico transparente, ou então, plantando quebra-ventos com barreiras vegetais, ao lado da estufa. Deve-se, também, suspender toda e qualquer adubação durante o inverno, regar as plantas somente uma vez por semana, molhando apenas o substrato, e não fazer podas nem transplantes durante o inverno.

O curso "Cultivo de Orquídeas para Fins Comerciais ou Hobby", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, mostra, passo a passo, tudo o que você precisa saber para ter sucesso com as orquídeas e ensinar os segredos das técnicas da produção de plantas de qualidade. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Waldyr Fochi Endsfeldz, orquidófilo e diretor técnico da sociedade bandeirante de orquídeas, em São Paulo.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

As orquídeas podem ser encontradas em quase todo o mundo, constituindo uma família de plantas superiores, conhecidas como angiospérmicas. Existem orquídeas das mais diferentes formas e tamanhos. Podem ser encontradas plantas que chegam a quatro metros de altura, como podem, também, ser encontradas plantas com flores do tamanho da cabeça de um alfinete, conhecidas como micro-orquídeas.

http://www.youtube.com/watch?v=R6CZO1YPZEw

Marconi Vieira 08-04-2011 Floricultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.