Plantas ornamentais tropicais estão mais presentes no mercado nacional e internacional

A tecnologia de cultivo dessas plantas rizomatosas é muito simples, exigindo baixo nível de investimento

Produção Comercial de Antúrio, Helicônia e Spathiphyllum

Uma das novidades no comércio de plantas para jardinagem e paisagismo é as helicônias. No mercado, elas têm sido adquiridas para canteiros, vasos, ou como flores de corte. Neste último caso, observa-se uma crescente comercialização nos mercados nacional e internacional, graças à sua beleza e exoticidade. Além disso, a rusticidade, a resistência ao transporte pós-colheita, e a longa durabilidade têm favorecido sua disseminação.

O antúrio é outro destaque. As plantas são perenes, de caule herbáceo consistente, ascendente, existindo, também, os tipos acaules. Entre as espécies, há grande variação na forma, no tamanho de folhas e nas inflorescências.

Seu valor ornamental é grande, sendo muito usado como planta de vaso, para jardins de interior e locais pouco insolados. Como flor cortada, seu uso cresce dia-a-dia, por causa da sua durabilidade e conformação típica, sendo comercializada em sua cor original ou artificialmente pintada.

O Spathiphyllum faz parte dessa inovação nos jardins. Comercializado como planta de vaso ou como muda para plantio em jardins, chama a atenção pela coloração da inflorescência e da espata, que é branca. Apesar de ser recomendado o cultivo em áreas sombreadas, isso não quer dizer que não necessite de luz. Ao contrário, há necessidade de bastante luminosidade para que a planta se desenvolva. Esse gênero, como o antúrio, não suporta, durante seu cultivo, a incidência direta da luz do sol.

O curso "Produção Comercial de Antúrio, Helicônias e Spathiphyllum", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta a tecnologia de cultivo dessas plantas rizomatosas que exigem baixo nível de investimento. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Dr. José Geraldo Barbosa, especialista em floricultura, do departamento de fitotecnia da UFV - Universidade Federal de Viçosa.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

http://www.youtube.com/watch?v=R6CZO1YPZEw

Marconi Vieira 07-04-2011 Floricultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.