Quer cultivar antúrio em casa? Saiba como

Quer cultivar antúrio em casa? Saiba como. Cultivado em condições propícias à planta, o antúrio pode durar, de 4 a 12 meses, viçoso e saudável.

Cultivado em condições propícias à planta, o antúrio pode durar, de 4 a 12 meses, viçoso e saudável

Cultivar antúrio em casa

Originário das Américas do Sul e Central, o antúrio é uma planta típica das florestas tropicais. Mas foram os holandeses que desenvolveram técnicas modernas de cultivo e melhoramento genético da planta, além da biotecnologia ligada à espécie. Embora seja uma planta bastante sensível à umidade e à temperatura, é fácil cultivar antúrio em casa. Basta seguir algumas dicas simples que sua planta ficará viçosa e saudável.

Cultivado em condições propícias à planta, o antúrio pode durar de 4 a 12 meses. Ele precisa de luz para se desenvolver, mas não o sol direto. Se você pretende ter essa planta em casa, posicione-a próxima à janela ou porta de vidro. Outra exigência do antúrio é quanto às regas - estas devem ser feitas até duas vezes por semana - somente para umedecer a terra (não encharcar). Um adubo específico para flores também é bem-vindo - contanto que a adubação seja feita uma vez a cada dois meses.

Em relação ao solo para o cultivo de antúrio, este deve possuir uma boa drenagem. A maioria das pessoas mistura cascas de pinheiro, perlita e esfagno. Mas você pode usar outros materiais - como pedras vulcânicas e cascas de orquídea. O plantio deve ser feito em vasos com um terço de mistura de substrato e solo. Não são recomendados vasos muito grandes, apenas um pouco maiores do que a planta. Em geral, as raízes crescem sobre o substrato, por isso a necessidade de vasos menores.

Durante o dia, as temperaturas ideais para o antúrio devem variar entre 27 e 32°C. Mas ele também sobrevive em temperaturas próximas a 16°C, só que se desenvolve melhor em temperaturas mais altas. As temperaturas baixas não proporcionam um ambiente favorável para os antúrios - principalmente se estiverem próximas a 5°C (ou menores que isso). Nesse ambiente, dificilmente eles conseguem vingar.

O antúrio deve permanecer em locais com umidade a 80% (ou maior). Uma sugestão é colocar, no ambiente, aquários ou vasilhas com seixos submersos em água próximos à planta. Se a sua região tiver clima muito seco, pulverize o antúrio com água, todos os dias, principalmente no caule e nas raízes além da borda do vaso. Entretanto, não molhe muito a planta - mantenha apenas duas regas semanais.

Não é necessária a aplicação de fertilizantes - salvo se você quiser acelerar o crescimento dos antúrios e potencializar as suas cores. Nesse caso, escolha fertilizantes para flores - 1/4 de fertilizante para 3/4 de água. Plantas jovens não devem ser fertilizadas - para isso, devem ser aguardados alguns meses. A fertilização deve ser bimestral.

Fontes: Wikihow e Globo Rural.

Conheça o Curso a Distância CPT Produção Comercial de Antúrio, Helicônia e Spathiphyllum, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online - elaborado por José Geraldo Barbosa, Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas pela UFV, e Doutor em Horticultura pela UFRGS.



Andréa Oliveira 06-01-2017 Floricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.