Você sabe como ocorre o plantio da estrelícia?

Também conhecida como ave-do-paraíso, a estrelícia é uma planta exótica, com cores vibrantes, perfeita para ornamentação de jardins e vasos

Você sabe como ocorre o plantio da estrelícia?

Segundo José Geraldo Barbosa, professor do Curso CPT Produção Comercial de Strelítzia, Agapanto e Hemerocale, a estrelícia é uma planta africana, de clima subtropical, que alcança um metro de altura. Também conhecida como ave-do-paraíso, a Strelitzia reginae é uma espécie exótica, com cores vibrantes, perfeita para ornamentação de jardins e vasos. Embora uma única planta produza 20 hastes florais por ano, elas surgem pela primeira vez somente quatro a seis anos após o plantio.

Variedades


A Strelitzia reginae é a variedade comercial mais cultivada para corte. Já para ornamentar jardins, as variedades mais utilizadas são a Strelitzia angusta e a Strelitzia nicolai, além da Strelitzia kewensis. Todas de porte alto.

Propagação


A propagação da estrelícia ocorre por semeadura, mas é importante tratar as sementes quebrando uma membrana que as envolve, com imersão em ácido sulfúrico, por cinco a dez minutos. Após esse tempo, elas devem ser lavadas em água corrente abundante antes de serem plantadas. O plantio da estrelícia é realizado em canteiros com substrato com boa carga de matéria orgânica. Após 20 a 30 dias da semeadura, as sementes começam a germinar.

Entretanto, somente após quatro a seis anos após a semeadura que as flores surgem nas hastes com 1 metro de comprimento. Daí em diante, a estrelícia continua a produzir por 25 anos. Se a propagação for realizada por divisão de touceiras, o surgimento das hastes florais é mais precoce. Há também o cultivo de estrelícia in vitro realizado em laboratório.

Clima, solo e insolação


A estrelícia se desenvolve com mais vigor, em regiões com clima subtropical, onde as temperaturas médias anuais são mais elevadas (de 22°C a 25°C). Quanto ao solo, ele deve ser profundo, com boa retenção de água (sem encharcamento), leve acidez e boa carga de matéria orgânica. Além disso, a estrelícia exige plena insolação durante a metade do dia (no mínimo). O sombreamento não pode ultrapassar 30% e a umidade relativa do ar deve se manter em 70%.

Espaçamento e adubação


O espaçamento recomendado para plantar estrelícia deve ser de um metro (entre plantas) e dois metros (entre linhas). Na adubação de plantio, devem ser adicionados 10 litros de esterco de curral bem curtido. No começo da primavera e no início do verão, devem ser adicionados 300 gramas de NPK, na proporção 4:14:8 por cova. Mensalmente, devem ser adicionados 10 gramas de sulfato de amônia por touceira.

Produção e corte


Quando a primeira haste floral abrir, ela pode ser colhida, cuidadosamente, pois é quebradiça. A colheita da estrelícia é realizada com tesoura de poda afiada. As próximas colheitas ocorrem a cada dois dias quando surgem novas hastes florais. O armazenamento da estrelícia é feito em câmara fria, sob temperatura de 10°C, por dez dias (no máximo).

Conheça os Cursos CPT da Área Floricultura:

Produção Comercial de Strelítzia, Agapanto e Hemerocale

Cultivo de Bromélias - Para fins Comerciais ou Hobby

Cultivo de Orquídeas para Fins Comerciais ou Hobby

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 09-07-2021 Floricultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Guia Básico de Irrigação

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.