Bonsai: variedade nos estilos

A arte do bonsai teve origem na China. Conta-se que árvores anãs, encontradas na natureza, eram retiradas do seu ambiente natural e replantadas nos jardins particulares. No início, as plantas eram mantidas como estavam na natureza, depois, começaram a manipular essas plantas, principalmente, por

Existem diversos estilos de bonsai, definidos por sua forma, e que servem de orientação para a criação de bonsai

  Essa árvore tem dois troncos, nascidos de uma mesma base, um predominando em relação ao outro

A arte do bonsai teve origem na China. Conta-se que árvores anãs, encontradas na natureza, eram retiradas do seu ambiente natural e replantadas nos jardins particulares. No início, as plantas eram mantidas como estavam na natureza, depois, começaram a manipular essas plantas, principalmente, por meio da poda, alterando seu formato. Assim, começaram a desenvolver as técnicas do bonsai.

Segundo Vânia Moreira Fortes, coordenadora do Curso Arte e Técnica do Bonsai - Passo a Passo, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, no século VIII d.C., a arte do bonsai foi introduzida no Japão, onde foi incorporada às tradições culturais. Os documentos mais antigos que registram essa arte datam do século XIII d.C., por meio de pergaminhos do sacerdote Honen, contendo ilustrações de árvores em miniatura, plantadas em vasos. Acredita-se que, nessa época, a arte do bonsai era apreciada pela nobreza japonesa.

No Brasil, o bonsai foi introduzido pelos imigrantes japoneses, que trouxeram consigo a tradição e as técnicas. Aos poucos, foram sendo conhecidas e disseminadas pelas diversas regiões do nosso país.

Existem vários estilos de bonsai, definidos pela forma. Os estilos existentes servem de orientação para a criação de bonsai.

Independente do estilo empregado, o bonsai pode ser classificado de acordo com a altura, da seguinte maneira:

  • meme: altura de apenas 6cm;
  • mini: altura inferior a 15cm;
  • pequeno: altura entre 15 e 30cm;
  • médio: altura entre 30 e 60cm;
  • grande: altura maior que 60cm.

Chokkan (vertical formal)

Trata-se de uma árvore que apresenta tronco único. O tronco é vertical e reto e vai afilando até a copa. A planta tem um formato cônico perfeito e galhos em todas as direções. Os galhos devem ser simetricamente equilibrados e bem espaçados. Na natureza, árvores com essa forma são aquelas que crescem livres de qualquer adversidade.

Sokan (tronco duplo)

Essa árvore tem dois troncos, nascidos de uma mesma base, um predominando em relação ao outro. O tronco principal é chamado "mãe" e o outro, "filho". A espessura desigual do tronco é uma particularidade desse estilo.

Netsuranari

Nesse estilo, árvores crescem de uma mesma raiz, em forma de serpente. Na natureza, esse estilo ocorre quando surgem rebentos de raízes expostas, ou quando um ramo muito baixo encosta-se ao solo e cria raízes, ocorrendo a multiplicação dos troncos.

Equipe de Redação 18-10-2012 Paisagismo

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.