Jardinagem é arte, técnica e ciência

Para definir a espécie a ser utilizada em um jardim, devemos analisar a luminosidade, clima e solo

Treinamento de Jardineiro

Saber combinar as plantas no jardim é uma arte e uma técnica que pode trazer enorme carga de satisfação para qualquer pessoa. Por isso, empreendimentos envolvendo paisagismo, mais especificamente o planejamento e a implantação de jardins, são desenvolvidos com tanto prazer por diversas pessoas. E isso ocorre com sucesso para quem conhece a técnica adequada e tem características empreendedoras.

O fato é que a sociedade contemporânea necessita do convívio com as plantas, na maneira ou escala que for possível, como uma forma de resgatar a paz e a beleza proporcionadas pela natureza. Porém, esse convívio será mais benéfico quando feito de forma planejada, levando em consideração tanto a cultura quanto a condição econômica, além do contexto ambiental, na criação de ambientes e paisagens de jardins.

O planejamento, a implantação e a manutenção de um jardim necessitam não somente de bom gosto, mas também de uma série de técnicas adequadas. Essas irão proporcionar, além de harmonia, beleza e o equilíbrio na composição do jardim.

A implantação de um jardim exige planejamento logístico, preparo adequado da área e técnicas de plantio que dependem de cada espécie de planta escolhida. Isso sem falar dos três fatores mais importantes na definição das espécies vegetais a serem utilizadas em um jardim, que são luminosidade, clima, e tipo de solo. Certamente, se essa receita básica de trabalho não é seguida, os resultados acabam não sendo satisfatórios.

O curso “Treinamento de Jardineiro”, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, procura apresentar o máximo de conhecimentos necessários para o desenvolvimento de habilidades que são fundamentais para o bom desempenho do profissional da área de jardinagem na implantação e manutenção de jardins. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Eduardo Elias Silva dos Santos, engenheiro florestal, especialista em plantas ornamentais, jardinagem e paisagismo, consultor e instrutor de cursos em diversas empresas.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

http://www.youtube.com/watch?v=_J8NOQ7-ebM

Marconi Vieira 30-03-2011 Paisagismo

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.