Ferramentas do jardineiro

O trabalho de implantação e manutenção de jardins exige, além do conhecimento técnico e do bom gosto e da dedicação, uma série de instrumentos e ferramentas que devem estar sempre à mão e bem conservados. Estes instrumentos são específicos e variam de acordo com a natureza do trabalho a ser

As ferramentas de uso comum como enxadas, pás e tesouras de poda são fundamentais em todas as etapas da implantação e manutenção de jardins

Para o preparo do terreno e a implantação do jardim será preciso utilizar determinadas ferramentas

O trabalho de implantação e manutenção de jardins exige, além do conhecimento técnico e do bom gosto e da dedicação, uma série de instrumentos e ferramentas que devem estar sempre à mão e bem conservados. Estes instrumentos são específicos e variam de acordo com a natureza do trabalho a ser realizado. Dessa forma, para o preparo do terreno e a implantação do jardim será preciso utilizar determinadas ferramentas, e para os trabalhos rotineiros de manutenção serão necessárias outras. No entanto, existem ferramentas de uso comum, fundamentais em todas as etapas de trabalho, como enxadas, pás, tesouras de poda e outras.

- as pás podem ser encontradas em diferentes e variados modelos. São utilizadas com vários objetivos, entre eles o de transportar, por pequenas distâncias, pequenos volumes de terra, restos e lixo.

Pá direita - esse tipo de pá se diferencia das demais por sua lâmina que é mais plana, estreita e densa. É usada para revolver e escavar a terra. Substitui, com vantagens, o enxadão.

Tesouras de podas - são encontradas com diferentes formas e utilidades, sendo que há um modelo para cada finalidade: para aparar gramados e cercas vivas; para as podas de conformação; para limpeza; para a colheita de flores, etc.

Tesourão- é utilizado na poda de plantas que requerem aparas regulares, como no caso das

As pás podem ser encontradas em diferentes e variados modelos
As pás podem ser encontradas em diferentes e variados modelos

cercas vivas e dos gramados. Com ele é possível trabalhar as formas das plantas com maior facilidade, porque corta vários ramos ao mesmo tempo. O ângulo formado entre as lâminas e o cabo permite o corte reto, desde que a ferramenta seja empunhada de maneira correta, facilitando o trabalho.

Enxada - é utilizada na capina do mato baixo e, também, para escavar e revolver a terra, para espalhar e misturar adubos, terra ou matéria orgânica. Podem variar em peso e em forma, sendo que a mais utilizada é a de duas libras e meia de peso.

Enxadão - é uma variação da enxada. Apresenta uma lâmina mais espessa e mais estreita, além do cabo ser menor e seu encaixe formar um ângulo quase reto com a lâmina. É utilizada para escavar terrenos compactos e muito resistentes, além de servir na abertura de covas e transplante de mudas.

Segundo Eduardo Elias Silva dos Santos, coordenador do Curso Treinamento de Jardineiro, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, todos os equipamentos precisam de cuidados na sua manutenção, que vão desde a simples limpeza com um pano úmido até a lubrificação, afiação ou troca de peças, como cabos de madeira de enxadas e foices, por exemplo. É preciso garantir o mínimo de atenção a essa parte tão importante do trabalho do jardinista. Afinal, se a ferramenta encontrar-se em mal estado de conservação, o rendimento será baixo, o esforço será maior e, consequentemente, será impossível alcançar os bons resultados esperados com o trabalho.

Equipe de Redação 19-02-2013 Paisagismo
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.