Monte seu jardim com diferentes estilos

Uma espécie praticamente obrigatória no Jardim oriental é o bambu

Tipos de jardins

Todo profissional da área de paisagismo, usando técnicas adequadas e criatividade, pode projetar e implantar diversos tipos de Jardins. Eles podem ser verticais (ou seja, montados sobre paredes), suspensos, ou ainda secos (montados sobre pedras), artificiais (usando elementos artificiais na sua composição), naturais (usando apenas elementos naturais na sua composição) ou internos (projetados para ambientes fechados), entre diversas outras características.

Mas um jardim também pode ser classificado conforme sua identidade cultural, com relação à sua origem, o que corresponde a um estilo, como por exemplo: jardim tropical, inglês, francês ou oriental.

Hoje apresentaremos dois estilos de jardim que você poderá montar em sua casa. Selvagem ou Contemporâneo

Trata-se de um jardim desarrumado, propositalmente, em que se privilegia a natureza e a descontração, ao formar grandes moitas salpicadas de flores. É um estilo que tipicamente teve influência dos jardins ingleses. Nele se busca uma paisagem mais campestre, sempre alegre e florida, procurando garantir certa integração entre o jardim e a casa.

Japonês

Também conhecido como jardim oriental, é um estilo que, além das características normais de qualquer jardim, como presença de plantas combinadas de forma esteticamente agradável, também tem um significado especial, ligado à filosofia do povo japonês. É projetado de maneira que cada espécie seja valorizada, e que os recantos criados tenham por objetivo levar as pessoas à meditação.

As lamparinas de pedra, sempre presentes, representam o espírito bom e iluminado que um jardim deve ter. Outra característica bem típica é o fato de que o número de espécies de plantas utilizado é relativamente pequeno. Vale destacar, entretanto, que essas plantas devem ser de grande beleza e posicionadas no jardim de forma a ocupar um lugar de destaque.

Uma espécie praticamente obrigatória no Jardim oriental é o bambu, que pode ser colocado no jardim, formando moitas ou ainda uma cerca viva, como fundo. Também podem ser usadas plantas como azaleias, bambu, tuias, glicínias, buxinhos, árvore da felicidade, camélias, íris, eugenias e cerejeira do Japão.

Conheça outros estilos de jardins no Curso Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. Nele você encontrará jardins rochosos (também conhecido como seco ou desértico), jardins tropicais, e ecológicos. A coordenação técnica deste curso ficou a cargo do professor Eduardo Elias Silva dos Santos, Engenheiro Florestal especialista em plantas ornamentais e paisagismo.

Equipe de Redação 09-09-2011 Paisagismo
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.