Mudas ornamentais tem mercado crescente

A presença de plantas ornamentais nas cidades é capaz de unir o homem e a natureza

Produção de Mudas Ornamentais

O setor de flores e plantas ornamentais vem, nos últimos anos, se destacando expressivamente no agrobusiness brasileiro. Tal destaque se dá, principalmente, no que tange à estrutura de mercado, à diversificação de espécies e variedades, à difusão de novas tecnologias de produção, à profissionalização dos agentes da cadeia, bem como na sua integração.

As condições de produção do país, dotado de diversidade de solo e clima, permitem o cultivo de um infinito número de espécies. Isso conferem aos produtos brasileiros oportunidades de abrir espaços e de se firmar no mercado internacional.

A exigência do mercado consumidor por produtos de qualidade e de maior valor agregado, juntamente com os efeitos da globalização, concorre para uma necessidade de mudança na forma em que as cadeias produtivas vêm operando. Tal mudança converge para uma nova abordagem, a de cadeias de suprimentos, incluindo-se, nesta, a de flores e plantas ornamentais.

Nesse sentido, em virtude da vida moderna que afasta o homem cada vez mais da natureza, surge a necessidade de levar as plantas para mais próximo do seu convívio. Nos lares, escritórios, jardins, em praças públicas e demais áreas de lazer, as flores  promovem um sentimento de unidade entre o ser humano e a natureza.

O curso "Produção de Mudas Ornamentais", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, procura fornecer os subsídios necessários para o correto planejamento e implantação de viveiros para mudas ornamentais, bem como de aspectos relacionados à administração de empreendimentos dessa ordem. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Wantuelfer Gonçalves, doutor em paisagismo pela USP e chefe do setor de parques e jardins da UFV - Universidade Federal de Viçosa.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Esses fatores promovem uma demanda cada vez maior de plantas ornamentais, levando a um constante aumento na procura por essas plantas, o que tem atraído a atenção para a implementação deste tipo de agronegócio de grande potencial econômico.

http://www.youtube.com/watch?v=_J8NOQ7-ebM

Marconi Vieira 29-03-2011 Paisagismo
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.