Saiba mais sobre a Jardinagem

A Jardinagem, além de ser um ramo profissional crescente no mercado, também é uma forma de recreação. A jardinagem é considerada arte, ciência e técnica.

A jardinagem, além de ser uma atividade profissional, é também recreativa, uma vez que é prazerosa, pois coloca o homem em contato com a natureza

Saiba mais sobre a Jardinagem

Desde o início dos tempos, o homem vem tentando estabelecer uma relação estreita com o reino vegetal, tanto no que se refere ao atendimento de suas necessidades mais básicas, como abrigo e alimentação, por meio da agricultura, como também de suas necessidades estéticas, como apreciação do belo e da natureza. Daí a grandeza dos jardins imperiais de Nabucodonosor, na Babilônia, ou a harmonia, o perfume e a variedade de espécies vegetais dos jardins persas.

Desde os primórdios, a jardinagem vem se definindo tanto como ciência quanto arte e técnica, o que nos possibilita afirmar que, como tal, estabelece relação direta com as mais diferentes áreas do conhecimento.

É ciência, porque envolve conhecimentos das várias áreas do saber humano. Arte, porque, em suas formas, linhas, traçados e cores, revela ou evidencia a estética, a sensibilidade e o bom gosto de seu criador. E, técnica, por ser, em essência, resultado da aplicação direta das leis e regras estabelecidas pelas ciências, exigindo método e sistemática em todas as etapas, desde seu planejamento até sua manutenção.

De modo geral, pode-se dizer que, acima de tudo, a jardinagem é fruto da inteligência humana e resultado da busca constante do homem pelo controle da natureza e sua adequação, de modo a usufruí-la de acordo com suas necessidades.

 

Jardim Japonês

Importância social da jardinagem

Nas sociedades contemporâneas, é difícil imaginar qualidade de vida sem um convívio harmônico com a natureza, mesmo porque somos parte dela.

Talvez como uma maneira de se resgatar esse convívio, vemos muitas vezes essa necessidade ser satisfeita, em maior ou menor escala, com a utilização de plantas e jardins planejados, conforme nossa cultura e condição econômica, respeitando um contexto ambiental. Dessa forma, é possível tê-la, positivamente, sob nosso controle, podendo apreciá-la, deliciando-nos com seus mágicos benefícios.

No meio urbano, por exemplo, podemos ampliar a utilidade das composições, proporcionando privacidade aos moradores de uma casa, que estão em aposentos facilmente visíveis às pessoas na rua, usando para isso um arbusto ou mesmo uma cerca viva.

Até mesmo na área da saúde, a presença de plantas pode proporcionar o milagre da humanização do ambiente hospitalar, colaborando na melhora dos pacientes.

 

Importância econômica da jardinagem

Este é um dos setores da economia que, nos últimos anos, vem dando sinais de grande crescimento, pois o ramo da jardinagem está presente nos setores primário, secundário e terciário, proporcionando diversificação e grande desenvolvimento global da atividade.

A produção de plantas ornamentais tem crescido dia a dia, em todas as regiões do país, tanto no volume de mudas produzidas, como nas novas espécies e variedades oferecidas aos consumidores, estes cada vez mais receptivos às novidades.

As tecnologias utilizadas vão das mais simples às mais sofisticadas, o que permite o ingresso, no ramo, de empreendedores de diferentes calibres.

As fases de planejamento, montagem e manutenção podem ser desenvolvidas por pessoas nas mais diferentes idades e condições (física, sexual, social, econômica e mental), inclusive pessoas com necessidades especiais, e permitir a participação dos mais diferentes grupos da sociedade contemporânea, o que caracteriza a jardinagem como uma atividade inclusiva e de forte apelo econômico e social.

É importante destacar ainda o mercado de atuação do jardineiro. O segmento mais importante, em termos de volume de serviço, é o de jardins residenciais, dos mais diversos portes. A falta de profissionais gabaritados para o manejo de jardins residenciais obriga muita gente a contratar os serviços de trabalhadores ou prestadores de serviços sem qualificação, os quais, pela própria falta de conhecimentos a respeito das técnicas de jardinagem, acabam fazendo um serviço demorado e de baixa qualidade, embora,  em um primeiro momento, pareça de menor custo. Os jardins institucionais e de empresas também constituem um bom segmento de atuação, merecendo atenção do profissional.


Plantas Ornamentais

O perfil profissional

Não há dúvidas de que a maior parte das pessoas gosta de ter contato com as plantas. Seja comprar, escolher um local para plantar, regar e colocar adubo. Todas são atividades que muitos têm como hobby. Quanto mais essas pessoas se envolvem com as plantas, mais conhecem seus segredos e maior prazer sentem em cultivá-las.

Por outro lado, saber combinar as plantas no jardim é uma arte e uma técnica que pode trazer enorme carga de satisfação para qualquer pessoa. Por isso, empreendimentos envolvendo paisagismo, mais especificamente o planejamento e a implantação de jardins, são desenvolvidos com tanto prazer por tantas pessoas. E isso ocorre com sucesso para quem conhece a técnica adequada e possui características empreendedoras.

O fato é que as sociedades contemporâneas necessitam do convívio com as plantas, na forma ou escala que for possível, como uma forma de resgatar a paz e a beleza proporcionadas pela natureza. Porém, esse convívio será mais benéfico quando feito de forma planejada, levando em consideração tanto a cultura quanto a condição econômica, além do contexto ambiental, na criação de ambientes e paisagens de jardins.

A implantação de um jardim exige planejamento logístico, preparo adequado da área e técnicas de plantio, que dependem de cada espécie de planta escolhida. Isto sem falar dos três fatores mais importantes na definição das espécies vegetais a serem utilizadas em um jardim, que são luminosidade, clima e tipo de solo. Certamente, se esta receita básica de trabalho não é seguida, os resultados acabam não sendo satisfatórios.

Após a montagem, é preciso fazer a manutenção com de tratos culturais adequados e oportunos, como: nutrição por adubação, controle de pragas e doenças, podas, irrigação, dentre outros.

Enfim, é sabido que qualquer atividade só vai nos trazer benefícios, à medida que for devidamente planejada, o que se confirma para o trabalho de jardinagem.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Jardinagem e Paisagismo, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Treinamento de Jardineiro.

Samia Andrade 20-11-2013 Paisagismo
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.