Profissão jardineiro - técnicas de plantio

A fase de implantação começa com a aquisição das mudas junto a um viveirista, mas que podem, também, ser fornecidas pelo próprio paisagista. Nessa fase, devemos estar atentos às especificações técnicas e aos cuidados recomendados no Projeto Botânico.

Marcação do terreno para árvores e palmeiras, arbustos isolados, canteiros de forma regular e de forma irregular

 

deve-se preparar o terreno, realizar capina de limpeza, fazer a drenagem ou aeração e, também, o nivelamento das áreas, de acordo com o que for estabelecido no planejamento

A fase de implantação começa com a aquisição das mudas junto a um viveirista, mas que podem, também, ser fornecidas pelo próprio jardineiro. Nessa fase, devemos estar atentos às especificações técnicas e aos cuidados recomendados no Projeto Botânico.

Neste momento, várias providências deverão ser tomadas, por exemplo, organizar e disponibilizar as ferramentas a serem utilizadas na implantação. É importante lembrar que as mesmas deverão estar em perfeito estado de conservação e à disposição para agilizar os trabalhos.

Em seguida, deve-se preparar o terreno - realizar capina de limpeza, fazer a drenagem ou aeração (quando necessários) e, também, o nivelamento das áreas, de acordo com o que for estabelecido no planejamento. Além disto, devem ser feitas as marcações das vias de acesso e outros trabalhos como sistemas de irrigação, iluminação, entre outros. Só então, devem ser iniciados os trabalhos de implantação propriamente ditos.

Em primeiro lugar deve-se realizar a marcação do terreno, trabalho este que deverá ser feito de forma adequada a cada tipo de vegetação a ser implantada. Passa-se, então, para a abertura de covas (ou berços). Nesse momento, deve ser feita a correção do solo e o preparo dos adubos e de outros insumos necessários para assegurar a boa "pega" das mudas. O próximo passo será o plantio e a irrigação.

Marcação do terreno

Com o projeto final nas mãos, o projetista, juntamente com o jardineiro encarregado, faz a marcação dos berços no terreno, delimitando as áreas em que serão implantados cada grupamento de plantas ou a marcação com piquetes indicando os pontos para a localização dos berços (ou covas), no caso de plantas isoladas, como árvores, palmeiras e alguns arbustos.

Árvores e palmeiras

Os berços para árvores devem ser marcados com uma estaca. A marcação não é difícil. Primeiro, verifica-se no projeto a distância entre o local da muda e um ponto fixo qualquer (ponto de referência). Como o projeto está em escala, esta distância em centímetros é transformada em metros. Depois, sobre o terreno, partindo de dois pontos fixos marcados no projeto, estique a trena até a medida indicada e encontre a posição aproximada da muda. Coloque a estaca no ponto da primeira medida, depois obtenha a localização definitiva. Observe no projeto a distância de um segundo ponto fixo até o local da muda, esticando a trena a partir desse ponto até a medida indicada. No local onde a extremidade da trena se encontra com a projeção da primeira medida, está o local exato de plantio.

Arbustos isolados

A marcação de arbustos segue o mesmo procedimento adotado para as árvores.

Canteiros de forma regular

Canteiros de formas regulares, como triângulos, quadrados e retângulos, deverão ser marcados, tomando-se dois pontos de referência e a partir daí faz-se a marcação da figura com piquetes, observando-se as medidas propostas no projeto com o auxílio de equipamentos como trena, esquadros e outros necessários.

Formatos arredondados do canteiro são demarcados, esticando-se a trena na medida projetada, simulando-se o uso de um compasso, e caminhando-se em torno do centro, sempre com a trena esticada, enquanto se colocam as estacas para marcação ao longo do arco formado.

Canteiros de forma irregular

Para a marcação de canteiros irregulares é necessário, inicialmente, marcar um ponto de referência. A partir dele, com o auxílio de um barbante (com comprimento igual ao perímetro do canteiro), faça o desenho do mesmo no chão, conforme proposto no projeto. Em seguida, faça o piqueteamento do canteiro, seguindo a forma desenhada. A distância entre os piquetes pode variar de 0,50 cm a 2 m, a depender do tamanho final do canteiro.

Aprenda a fazer cálculo do número de mudas, acessando o Curso Treinamento de Jardineiro, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.


Equipe de Redação 05-08-2013 Jardim

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.