Agricultura sintrópica recupera florestas e gera renda a agricultores

A agricultura sintrópica reorganiza e restaura florestas, além de gerar renda a agricultores

Agricultura sintrópica recupera florestas e gera renda a agricultores

Ernst Götsch chegou ao Brasil na década de 80 e instituiu a agricultura sintrópica. Especialista em melhoramento genético de plantas, o pesquisador que veio da Suíça tornou áreas degradadas produtivas e rentáveis sem agredir o meio ambiente. O sistema criado por Götsch reorganiza e restaura florestas, além de recuperar nascentes e córregos graças às espécies vegetais plantadas.

Tudo começou, em Piraí do Norte (Bahia), na “Fazenda Fugidos da Terra Seca”. A área, explorada de forma inconsequente e irresponsável, estava completamente degradada. Entretanto, a implantação de novas espécies vegetais trouxe o verde novamente à região. Hoje, florestas e nascentes, recuperadas pelo sistema agroflorestal, revigoram o local, que recebeu um novo nome: “Fazenda Olhos D’Água”.

“A agrofloresta é um tipo de manejo de recursos naturais, dinâmico, que adota os princípios de proteção ecológica, por meio da integração de árvores nas fazendas e na paisagem agrícola. Esse recurso gera benefícios sociais, econômicos e ambientais para usuários da terra em todos os níveis”, afirmam os pesquisadores da EMATER e professores do Curso CPT a Distância e Online Reposição Florestal.

Em Jequié (BA), Henrique Souza seguiu o exemplo de Ernst e recuperou áreas onde só havia braquiária. O engenheiro agrônomo tornou a terra produtiva e, em pouco tempo, colheu vários tipos de hortaliças, grãos e frutas. Futuramente, ele pretende cultivar pupunha, além de frutíferas, como cacaueiro e açaizeiro. Segundo o agricultor, para viabilizar o negócio, também é importante plantar culturas de ciclo curto e médio.

Além das diversas culturas que cobrem a área, há espécies nativas, como jatobá e pequizeiro. Os restos vegetais das colheitas tornam o solo rico em matéria orgânica, que serve de adubo para outras plantas. “Tudo o que é plantado rende muito mais do que outras regiões”, afirma Henrique. Áreas de 12 anos rendem 70 arrobas de cacau por hectare – bem acima da média da região (20 arrobas).

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Produtos Florestais.

Leia o artigo "Grandes produtores têm aderido à agricultura sintrópica".

Fonte: g1.globo.com

Andréa Oliveira 26-02-2019 Meio Ambiente
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual para Tornar sua Produção Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.