Qualidade da água no meio rural

A água utilizada pelo homem e pelos animais deve possuir determinados atributos que possibilitem uma garantia real à saúde

Para ser considerada potável, a água precisa reunir algumas qualidades como: ser fresca, límpida, inodora, arejada, leve ao estômago

A água é um componente essencial dos tecidos biológicos, participando ativamente dos processos metabólicos. Para isso, o organismo humano absorve cerca de 2,2 litros de água por dia, considerando-se a água ingerida diretamente, bem como a que está presente nos alimentos. O consumo para atendimento das necessidades básicas por pessoa ao dia poderá variar entre 30 e 200 litros, nas áreas rurais, podendo chegar até a 350 litros nos grandes centros urbanos.

Essa variação é explicada por fatores sociais, políticos e econômicos relacionados ao grau de desenvolvimento da comunidade, à disponibilidade, à qualidade, ao custo de captação e ao tratamento da água. No caso da bovinocultura de leite, por exemplo, uma vaca poderá consumir entre 40 e 120 litros de água em função de fatores climáticos, quantidade de leite produzida, tipo de alimentação, ingestão de sal, nível de proteína na dieta, raça, tamanho corporal e disponibilidade de bebedouros.

A água utilizada pelo homem e pelos animais, para os diversos fins, deve possuir determinados atributos que possibilitem uma garantia real à saúde. Estudos epidemiológicos têm demonstrado a redução de inúmeras doenças a partir da melhoria das condições de saneamento básico, especialmente água e esgoto. O crescente aumento populacional tem gerado problemas de fornecimento com boas condições de potabilidade. Em países em que a água é um bem escasso, já se empregam tecnologias avançadas para tratar as águas residuais, visando a sua posterior reutilização. Em alguns países e ilhas marítimas, já se utiliza o processo de dessalinização das águas do mar, como fontes adicionais.

Para ser considerada potável, a água precisa reunir algumas qualidades como: ser fresca, límpida, inodora, arejada, leve ao estômago, imputrescível, apta para o uso doméstico, isenta de compostos químicos nocivos e de agentes biológicos veiculadores de doenças infecciosas e parasitárias. A água destinada à bebida dos animais domésticos deve reunir as mesmas condições higiênicas que a utilizada pelo homem.

A qualidade da água é avaliada de acordo com alguns parâmetros, sobre os quais falaremos a seguir.

Cor da água

É proveniente da combinação com restos vegetais, animais e minerais No caso dos minerais, destacam-se o ferro, o manganês e o cobalto, que, quando presentes, alteram a cor da água. A cor das águas naturais, provenientes de substâncias orgânicas, como taninos e fenóis, é marrom-transparente, enquanto as algas conferem-lhe uma cor verde e as suspensões de argila, a cor amarelo-avermelhada.

Quando a cor da água for causada por substâncias orgânicas e inorgânicas, ela será considerada cor verdadeira. Já nas situações em que a cor da água for afetada pelas partículas em suspensão, ela é considerada cor aparente. A cor verdadeira só é passível de redução por meio do emprego de substâncias químicas ou de tratamento especial da água, enquanto a cor aparente é facilmente reduzida por processos físicos, por exemplo a decantação.

Segundo Francisco Cecílio Viana, coordenador do Curso Tratamento de Água no Meio Rural, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, geralmente, a cor da água não apresenta riscos à saúde, mas na prática torna-se muito importante, quando ocorre a rejeição ou redução de seu consumo por razões estéticas. Em épocas de chuvas pesadas, as estações de tratamento de água, eventualmente, não conseguem fornecer uma água totalmente límpida, em razão do excesso de turbidez e de cor da água bruta que chega à estação e, para não haver rejeição ao consumo é aconselhável que a população seja esclarecida quanto à qualidade da água fornecida. Porém, quando a cor da água resulta de incorporação de determinados resíduos proveniente de atividades agrícolas, pecuárias e industriais, ela deve ser analisada antes de ser utilizada para consumo humano e animal.

Equipe de Redação 24-07-2012 Meio Ambiente
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.