Restauração florestal: dicas de plantio de embaúba

A embaúba (Cecropia pachystachya) é uma árvore de porte grande, típica da mata atlântica, que pode ser usada no reflorestamento como pioneira

Restauração florestal: dicas de plantio de embaúba

A embaúba (Cecropia pachystachya) é uma árvore de porte grande (até 15 metros), típica da mata atlântica brasileira. Existem 10 espécies de embaúba distribuídas em toda a América, dentre elas, a Cecropia glaziovii, mais conhecida e usada com fins medicinais. Conhecida popularmente como árvore da preguiça, ambaíba, baúva e imbaíba, a embaúba é encontrada em várias regiões do nosso território nacional.

Seu tronco apresenta casca cinzenta, com manchas brancas, e sua copa apresenta forma de taça, com galhos ascendentes bem distribuídos. Suas folhas são ásperas, com a face inferior prateada. Sua frutificação ocorre de novembro a abril para, posteriormente, produzir frutos finos e alongados, com polpa estufada e macia. Consumidos in natura, seu sabor lembra doce de figo. Além se ser utilizada para restauração florestal, a embaúba é uma árvore ornamental.

Clima e solo


O crescimento da embaúba é rápido, por isso, é uma árvore bastante utilizada no reflorestamento como pioneira. Além disso, é capaz de resistir a várias condições climáticas, inclusive, ela suporta temperaturas de 0°C. Sem falar que se desenvolve bem em várias altitudes.

O plantio de embaúba pode realizado em solo profundo, ácido ou neutro, arenoso ou argiloso e até mesmo pedregoso. Embora possa ser plantada em brejos, a embaúba é muito resistente à seca.

Semeadura


As sementes de embaúba são alongadas, escuras e minúsculas. Após o apodrecimento natural e a lavagem, elas podem ser semeadas diretamente em local definitivo, contanto que o substrato tenha boa carga de matéria orgânica. Sua germinação ocorre de 20 a 40 dias e suas mudas devem ser repicadas com 12 cm de altura. Após seis meses, as mudas alcançam 40 cm de altura e a primeira frutificação ocorre já no primeiro ano de plantio.

Plantio e espaçamento


O ideal é plantar embaúba em pleno sol tanto em bosques como reflorestamentos de preservação permanente. O espaçamento recomendado é de 5 x 5 m, entre covas, que devem ter as proporções de 50 x 50 x 50 cm. Na terra removida da cova, devem ser misturadas areia, cinzas e matéria orgânica. Com essa mistura a cova é coberta.

Irrigação e adubação


Nos 3 meses iniciais, a irrigação da embaúba deve ser realizada a cada quinze dias. Depois ela deve ser feita no período de florada. A adubação da embaúba deve ser realizada em outubro, com 6 litros de composto orgânico, mais 40 gramas de NPK (10-10-10). A cada ano, a quantia de adubo deve ser dobrada até completar o terceiro ano.

Podas


Dentre os tratos culturais mais importantes, estão as podas de formação da copa da embaúba, que tem o objetivo principal de remover os galhos da base do tronco e os ramos do interior da copa. Outras podas são desnecessárias.

Conheça os Cursos CPT da Área Meio Ambiente:

Restauração Florestal em Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal

Reposição Florestal - Como Conservar Recursos Naturais com Rentabilidade

Recuperação e Conservação de Nascentes

Fonte: frutiferas.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 26-11-2021 Meio Ambiente

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Matas Ciliares e Matas de Galeria

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.