Saiba os passos para fazer compostagem em casa

Saiba os passos para fazer compostagem em casa. Trata-se de um método que possibilita a decomposição rápida de resíduos orgânicos, como palha, serragem, capim, raízes, folhas, cascas de frutas e legumes.

Para fazer a compostagem em casa, o ideal é escolher um local onde a composteira fique em definitivo

Saiba os passos para fazer compostagem em casa 

A compostagem pode ser realizada em unidades de tratamento ou em casa. Trata-se de um método que possibilita a decomposição rápida de resíduos orgânicos, como palha, serragem, capim, raízes, folhas, cascas de frutas e legumes, além de pedaços de jornal, papelão e borra de café. Como resultado, surge um produto rico em matéria orgânica e minerais - essenciais para a nutrição das plantas, afirma Maria Esther de Castro e Silva, professora do Curso a Distância CPT Compostagem de Lixo em Pequenas Unidades de Tratamento em Livro+DVD e Online.

Para fazer compostagem em casa, o ideal é escolher um local onde a composteira fique em definitivo. Algumas pessoas preferem caixas de madeira, mas o processo também pode ser realizado em latas de lixo ou baldes de plástico. Lembre-se de fazer furos no fundo do recipiente para o escoamento do chorume (líquido resultante da decomposição da matéria orgânica). Este deve ser retido por outro recipiente (bacia) embaixo da caixa (lata ou balde).

Passo 1

No decorrer da semana, separe todo lixo orgânico originado de sua cozinha e jardim. Vá colocando tudo na composteira e misture bem com o auxílio de um pedaço de madeira (ou similar). Para que você faça a compostagem corretamente, é necessário que os resíduos tenham, em sua maior parte, a coloração marrom (palha, raízes e folhas secas), pois são fonte de carbono. A porção menor deve ser composta por cascas de frutas e legumes (ricos em nitrogênio). Se necessário, adicione água para umedecer o material.

Passo 2

Algumas pessoas usam na compostagem sobras de papelão, jornal e, até mesmo, borra de café. A vantagem é reaproveitar materiais (lixo), que seriam lançados ao meio ambiente. No processo de produção do composto orgânico, é importante fazer uma boa distribuição dos componentes: uma camada com material úmido (frutas e legumes) e outra com materiais mais secos (galhos e raízes secos, restos de papelão).

Passo 3

Em algumas semanas, os restos orgânicos se transformarão em adubo orgânico. Para saber se a compostagem deu certo, basta avaliar o material na composteira (cheiro e cor de terra). Nesse momento, o material já pode ser utilizado como biofertilizante para as plantas no jardim ou na horta. Logo elas ficarão viçosas e ganharão vigor, pois este é um excelente fertilizante natural, rico em nutrientes.

Fonte: consumosocial.catracalivre.com.br

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD e Cursos Online, da Área Meio Ambiente:

Reciclagem de Entulho
Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo

Andréa Oliveira 21-02-2018 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.