É possível desenvolver um ensino personalizado na sala de aula

É possível desenvolver um ensino personalizado na sala de aula, por meio das metodologias de ensino individual e do uso da tecnologia.

As metodologias de ensino personalizado enfatizam a atenção às diferenças individuais do aprendiz

É possível desenvolver um ensino personalizado na sala de aula? 

No ensino público do Brasil, os professores enfrentam salas de aula lotadas, muitas com até 40 alunos ou mais. Isso só dificulta o trabalho dos educadores, que tentam fazer com que a maioria dos estudantes tenham uma aprendizagem significativa. Entretanto, os resultados são a longo prazo. Gradativamente, professor e aluno vão estreitando os laços e o educador passa a conhecer melhor as principais habilidades, competências e dificuldades de seus alunos.

Cada aluno possui um nível diferente de aprendizagem

Ainda assim, o ensino está muito longe de ser personalizado para que, de fato, o aluno desenvolva pleno conhecimento dos conteúdos de cada disciplina. Isso acontece tendo em vista o nível de aprendizagem específico de cada aluno. A turma como um todo não aprende em um mesmo ritmo. Enquanto uns se perdem em meio às explicações do professor, outros ficam entediados, pois já estão em estado de aprendizagem mais avançado. É possível desenvolver um ensino personalizado na sala de aula.

As metodologias de ensino individual respeitam as diferenças dos alunos

Por tais motivos, muitos educadores adotam metodologias de ensino individual, que podem se tornar uma excelente ferramenta para personalizar o ensino em sala de aula. Segundo o professor Per Christian Braathen, do Curso CPT Metodologia de Ensino Individual, as metodologias de ensino individual enfatizam a atenção às diferenças individuais do aprendiz, procurando adequar as atividades ao estilo de aprendizagem de cada um. Portanto, é possível desenvolver um ensino personalizado na sala de aula.

Com o ensino individual, o aluno encontra sentido no que lhe é ensinado

As atividades são planejadas de forma a organizar, orientar e otimizar a atuação do aluno, o que permite um estudo autônomo muito mais produtivo. As técnicas empregadas são de extrema eficiência, pois respeitam os conhecimentos e necessidades de cada aluno. Como resultado, o aluno torna-se motivado no processo ensino-aprendizagem, pois encontra sentido no que lhe é ensinado.

No ensino personalizado, as avaliações são diárias para analisar o domínio dos conteúdos

Dentre as técnicas empregadas no ensino personalizado, estão: elaboração de roteiro de estudo individual (desenvolvido pelo aluno e seu tutor); desenvolvimento de projetos com base em temas do interesse do aluno; definição de normas, ferramentas pedagógicas e organização do espaço (sugeridas pelos alunos); avaliações diárias (analisar o domínio dos conteúdos e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de cada aluno).

A tecnologia pode ser uma excelente ferramenta para a personalização do ensino

Além das técnicas acima relacionadas, uma ótima ferramenta para a personalização do ensino é a tecnologia. Por meio dela, os educadores podem agilizar os dados sobre as principais necessidades de cada aluno (automatização dos planos de estudo exclusivos). Um exemplo é a plataforma da Geekie, que customiza o processo de ensino-aprendizagem, com testes de múltipla escolha. O software sugere ao aluno o que deve ser priorizado por ele, com base no que ele não aprendeu de forma efetiva.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista Escola.

Andréa Oliveira 03-10-2015 Metodologia de ensino

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.