Saiba mais sobre metodologias para aprendizagem ativa

Nas metodologias para aprendizagem ativa, os alunos se tornam verdadeiros protagonistas do conhecimento

Saiba mais sobre metodologias para aprendizagem ativa

“Na aprendizagem ativa, o processo de ensino-aprendizagem não acontece com os alunos apenas recebendo, ouvindo e escrevendo informações passivamente. Ao contrário, os alunos se tornam verdadeiros protagonistas do conhecimento, com uma aprendizagem muito mais efetiva”, declara Per Christian Braathen, professor do Curso CPT a Distância e Online Metodologias para Aprendizagem Ativa.

Teoria de William Glasser


Graças a inúmeras pesquisas na área de metodologia de ensino, descobriu-se que a aquisição do conhecimento se torna mais fácil quando o aluno aprende de forma ativa. Segundo a teoria de William Glasser, psiquiatra americano, o aluno aprende melhor como agente do aprendizado: quando ensina, aprende 95%; quando pratica, 80%; quando debate, 70%; quando observa e escuta, 50%; quando escreve, 20%; e quando lê, apenas 10%.

Vantagens da metodologia ativa


Adotar metodologias ativas de aprendizagem é o caminho mais curto para a aquisição do conhecimento. A aprendizagem ativa é vantajosa não apenas para os alunos como também para os professores e a escola. Por meio da metodologia de aprendizagem ativa, os alunos têm o máximo de autonomia em busca do conhecimento. Como resultado, eles adquirem confiança e segurança para solucionarem problemas. Eles passam a encarar os desafios como algo motivador e se tornam profissionais diferenciados.

TIPOS DE APRENDIZAGEM ATIVA

Estudo de caso


Quando o professor trabalha o estudo de caso com os alunos, eles observam, investigam, analisam, experimentam, descobrem, questionam até chegarem, de fato, ao conhecimento. Nessa prática, os alunos lidam com situações complexas contextualizadas no meio em que vivem. O objetivo principal é ensinar os alunos a resolverem problemas reais de forma equilibrada, racional e assertiva.

Aprendizagem entre times


A aprendizagem entre times (ou team based learning) trabalha com equipes em busca da aprendizagem. Todos devem compartilhar ideias e trabalhar juntos em busca de soluções. Em um estudo de caso, por exemplo, os alunos devem enfrentar os desafios com a participação de todos. Em síntese, na TBL, o conhecimento é adquirido com a colaboração e o esforço de cada aluno do time.

Aprendizagem com base em problemas


A aprendizagem com base em problemas permite que os alunos aprendam conceitos e procedimentos embasados em teorias. Entretanto, para despertar o interesse dos alunos, os problemas, propostos em sala de aula pelo professor, são desafiadores e motivadores embora complexos. Eles ajudam a preparar os alunos para o mercado de trabalho, com base teórica para solução de casos.

Aprendizagem com base em projetos


Na aprendizagem com base em projetos (ou project based learning), os alunos assimilam conhecimento com a solução de desafios de forma colaborativa. Na verdade, todos os alunos devem se esforçar, ao máximo, em busca de soluções viáveis de acordo com determinado contexto. Na PBL e em todas as aprendizagens ativas, a tecnologia é uma ferramenta de sumo valor no processo ensino-aprendizagem.

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Fonte: blog.lyceum.com.br

Andréa Oliveira 29-05-2019 Metodologia de ensino
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