Aprenda a criar caprinos de corte

Caprinos são capazes de se adaptar às mais diversas condições geoclimáticas mantendo alta produção

Como criar caprinos de corte

O calor, o sol forte e a presença de parasitas internos e externos, típicos das pastagens tropicais, não representam problemas para os caprinos. Ao contrário, esses animais se mostram altamente adaptados a essas condições ambientais, o que lhes dá uma tremenda vantagem na criação em regiões tropicais.

Essa adaptação é tão significativa que acabam sendo necessárias apenas algumas poucas iniciativas de manejo, para que se garantam condições para alta produção.

Quando o assunto é alimentação, o principal aspecto a se destacar é a capacidade típica de pastejo dos caprinos, de andar muito em busca de alimentos, de consumir grande variedade dos mesmos, e serem muito seletivos no pastejo, buscando, entre as diversas espécies de vegetais, aquelas que apresentam melhor qualidade nutricional e melhor palatabilidade.

Essa facilidade de adaptação aos alimentos possibilita aos caprinos viver nas mais diferentes condições edafoclimáticas, podendo ser criados em regiões temperadas, semi-áridas ou superúmidas.

Com tudo isso, podemos imaginar que, em regiões onde o clima e a vegetação são mais favoráveis, onde as pastagens são bem manejadas, e as condições de manejo mais apuradas, os caprinos estarão em condições de apresentar alta fertilidade e ganho de peso, garantindo rentabilidade ao produtor, desde que sejam manejados corretamente com esse objetivo.

O curso "Criação de Caprinos de Corte", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta técnicas para criar caprinos de forma rentável e prática. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da professora Cristiane Leal dos Santos, doutora em zootecnia, da UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

http://www.youtube.com/watch?v=zpsknUWDJ1g

Marconi Vieira 14-04-2010 Criação de Caprinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.