Principais fatores observados na aquisição de cabras

Conforme a aptidão de produção, as raças são classificadas em leiteiras, de corte ou mistas

Escolha da raça

A escolha da raça a ser criada é uma etapa importante na implantação de um capril. É também um assunto estratégico para qualquer criador, merecendo estudo e reflexão profundos. Depois de formado um plantel de uma determinada raça, qualquer mudança certamente será lenta e custosa.

Aptidão

Existe um grande número de raças de caprinos em todo o mundo, várias delas criadas no Brasil com sucesso há muito tempo. Conforme a aptidão de produção, essas raças são classificadas em três grupos básicos:

Raças de corte: especializadas na produção de carne.

Raças leiteiras: especializadas na produção de leite.

Raças mistas: que são de dupla aptidão, podendo ser usadas exclusivamente em uma das duas atividades - carne e leite - ou nas duas ao mesmo tempo.

Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, coordenadora do Curso Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que as diferenças de aptidão entre as raças decorrem de fatores fisiológicos. Eles determinam que algumas raças tendam a acumular menos carne para converter o alimento consumido em leite e que outras raças tendam a converter o alimento em mais musculatura, produzindo menos leite.

Já as raças mistas apresentam um equilíbrio entre as duas aptidões. Mas, vale destacar que, em geral, as raças especializadas conseguem maior produção, somente de carne ou somente de leite, que as raças mistas.

Tais diferenças na aptidão produtiva existem em função de aspectos fisiológicos que determinam diferenças metabólicas e de estrutura corporal. Essas, por sua vez, resultam em maior capacidade de produção em cada especialidade. São diferenças fisiológicas que surgiram em função de influências ambientais da seleção natural e da intervenção humana, por meio da seleção para a produção.

É importante destacar que existem aspectos exteriores nos animais das diferentes aptidões que indicam a maior capacidade de produção de leite ou carne. Os animais das raças leiteiras, principalmente as fêmeas, são mais descarnados, com estrutura corporal, especialmente no posterior, para dar suporte ao úbere, que é grande e pesado.

Úberes mais desenvolvidos indicam, geralmente, maior capacidade de produção leiteira. Por outro lado, as raças de corte são compostas por animais com musculatura mais evidente, especialmente na porção traseira do corpo. Mesmo as fêmeas costumam apresentar carcaça rica em carne e gordura, em detrimento de um úbere mais volumoso. É claro que ele deve ter tamanho suficiente para a produção leiteira, visando a alimentação da cria, que precisa ser desmamada com o maior peso possível.

Equipe de Redação 27-02-2012 Criação de Caprinos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.