Aprenda a criar ovinos deslanados

Os ovinos têm capacidade de se adaptar às condições mais adversas do meio ambiente

Como criar ovinos deslanados

Há séculos, o ovino apresenta-se como um animal de grande importância, tendo se difundido por quase todas as regiões do mundo. Em algumas, é explorado com técnicas ainda iniciantes, representando, conjuntamente com os caprinos, a subsistência das populações mais desfavorecidas. Em outras, como Austrália, Nova Zelândia, Uruguai e Argentina, encontram-se sistemas de produção avançados, que possibilitam, por parte dos criadores, a obtenção de elevada rentabilidade econômica.

No Brasil, destacamos o Rio Grande do Sul como região onde a exploração ovina apresenta grande significado econômico. No Nordeste também há produção, mas em menor escala, que se caracteriza pela criação de ovinos deslanados, explorados para venda de carne e pele. Além dessas tradicionais regiões produtoras, a criação de ovinos se expande para os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e parte de Goiás, onde o objetivo principal é a produção de carne. Mas ao considerar as condições ambientais satisfatórias no Brasil para a ovinocultura, tem-se a conclusão de que a produção ainda é baixa, em todo o país.

Os ovinos têm a capacidade de se adaptar a diferentes sistemas de produção, desde os mais sofisticados, até os de condições adversas de meio ambiente, como solos pobres, rasos, com relevo acidentado e clima rude. Logicamente, o sucesso da exploração, em qualquer situação, estará na dependência de uma série de fatores, começando pela escolha da raça.

O curso "Criação de Ovinos Deslanados", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, tem o objetivo de mostrar que o ovino é uma espécie que se coloca como mais uma alternativa à disposição do pequeno, médio ou grande produtor rural. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do Dr. Edson Ramos de Siqueira, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP - Universidade Estadual Paulista.

http://www.youtube.com/watch?v=uP85y7q7o_c

Marconi Vieira 14-04-2010 Criação de Ovinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.